Iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian vai ajudar alunos mais vulneráveis a recuperar aprendizagens

Um projeto que tem o apoio do Ministério da Educação.

alunos
- Publicidade -

Entre março e junho de 2020, crianças e jovens não só foram privadas do ensino presencial de que tanto precisam, como viram acentuadas as desigualdades académicas inerentes às dificuldades de acesso ao ensino à distância. Aliás, a existência da alternativa #Estudoemcasa só veio agravar essa realidade.

É neste contexto que a Fundação Calouste Gulbenkian lança o projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem, uma iniciativa que pretende apoiar pelo menos 5.000 alunos dos ensinos básico e secundário a recuperar aprendizagens perdidas em três áreas disciplinares do currículo: Português, Inglês e Matemática, bem como a desenvolver competências importantes para o estudo autónomo.

O apoio dado aos alunos de cerca de 120 escolas nestas três áreas será prestado através de Mentorias Académicas. Sistema inovador em Portugal, estas mentorias serão levadas a cabo de forma individual, em pequenos grupos ou na sala de aula (em tempo curricular, presencial ou online), por uma bolsa de 30 a 60 mentores da Associação Teach For Portugal, com a colaboração da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e das Universidades do Porto e do Minho. Prevê-se que sejam prestadas, entre janeiro e junho de 2021, cerca de mil horas de mentoria semanal.

Em complemento a estas mentorias, a Sociedade Portuguesa de Matemática vai assegurar Aulas de Matemática a um conjunto de turmas deste universo que, devido aos efeitos da situação pandémica, estejam sem professor a esta disciplina. As aulas de Matemática, asseguradas por uma bolsa de professores voluntários constituída pela SPM, serão lecionadas (de forma virtual ou presencial) a partir do mês de dezembro.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Alunos do 11º e 12º ano podem voltar às aulas a 18 de maio. Creches e comércio geral reabrem a 1 de junho

A informação é avançada pelo jornal Público, se bem que estas podem não ser as datas finais.

Alunos até ao 9º ano vão ter aulas através da televisão

Numa altura em que é cada vez mais certo que as aulas presenciais continuem suspensas para alunos até ao...

Tools4Edu. Esta plataforma disponibiliza tutoriais e boas práticas a professores e alunos

Há várias plataformas digitais que permitem as aulas à distância, mas nem todos estão à vontade com a tecnologia. Para os docentes, os miúdos e os pais, decifrar estas ferramentas pode revelar-se um pesadelo. E com as escolas fechadas sabe-se lá até quando, as salas de aula passaram a ser a casa de cada aluno e professor.

PARTIS, a iniciativa que quer dar voz à imprevisibilidade da arte comunitária e participativa

É de 24 a 26 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, que irá decorrer mais uma iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas de Inclusão Social
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Waze recebe a voz de Master Chief para nos ajudar nas nossas viagens

Um estranho crossover que promete ser uma delicia para os fãs de Halo.

App NOS TV foi renovada e oferece 10GB de dados móveis por tempo limitado

Daquelas promoções de verão que devem mesmo aproveitar.

Oeiras Parque vai ter uma instalação artística feita a partir do plástico recolhido de uma praia da zona

Através desta instalação artística, o Oeiras Parque pretende associar-se à mensagem da chamada de atenção dos riscos e comportamento humano na preservação do meio ambiente e dos oceanos.