Algumas etapas fáceis que vos ajudarão a proteger os vossos dados

O mundo da Internet não é diferente do mundo real. Há uma ameaça à espreita em cada esquina que pode causar-vos sérios problemas.

proteção dados
- Publicidade -

Estar sem Internet hoje em dia é quase impensável. Precisamos da Internet para fazer o nosso trabalho, para encontrarmos informações importantes, para nos divertirmos e até para falar com outras pessoas. Porém, tendemos a esquecer quase sempre os perigos que vão surgindo cada vez que ficamos online. De senhas inseguras a mensagens falsas que roubam informações pessoais, quanto melhor entendermos a Internet e essa tecnologia, mais fácil será ficarmos protegidos.

A Internet é um sistema que permite que diferentes dispositivos comuniquem entre si ou troquem dados. Para que todos esses dispositivos se entendam, também existem diferentes protocolos por meio dos quais certos dados trafegam e uma “linguagem” de programação comum, por meio da qual os dispositivos reconhecem os dados. Para começar, também precisamos entender a linguagem da Internet para que nos consigamos proteger.

Cada dispositivo que se liga à Internet tem o seu próprio nome exclusivo, ou endereço IP, uma espécie de cartão de identificação. O endereço IP está dependente da rede através da qual estão ligados à Internet (no trabalho, em casa, na biblioteca, etc). No entanto, certas informações pessoais podem ser encontradas com base no endereço IP, como a cidade de onde efetuaram a ligação à Internet, o código postal e o servidor de Internet que utilizaram para o efeito.

O servidor de Internet tem acesso a todas as informações: qual o dispositivo que utilizaram, a que horas se ligaram a Internet ou até mesmo os sites visitados. O servidor é obrigado a enviar essas informações à polícia ou outras autoridades legais, mediante solicitação. Os proprietários de sites / vários serviços / jogos e semelhantes que visitamos também têm acesso aos nossos endereços IP. Contudo, na maioria das vezes, usam apenas esses dados para estatísticas sobre o tráfego geral em suas páginas.

Então, como é que se podem proteger online?

Não permitam que outras pessoas vejam e descubram as vossas informações pessoais. Prestem atenção às passwords, tornem-nas complexas e não usem a msma para várias contas. Não deixem os vossos dispositivos (smartphone ou computador) sem supervisão e evitem computadores públicos. Não cliquem em todos os links; antes disso, certifiquem-se de que os links em que desejam clicar vêm de fontes confiáveis. Não façam login em plataformas recorrendo às redes sociais e não aceitem amizades em redes sociais só porque sim. Denunciem qualquer fraude.

Programas antivírus e proteção de dados na Internet

Até podem ter dos melhores computadores do mundo, mas cabe-nos dizer que, se gostam de navegar na Internet, mas não usam antivírus, qualquer máquina pode ficar infetada em minutos. Logo, não é de admirar o facto de os programas antivírus se terem tornado indispensáveis desde há vários anos. Na verdade, instalar um antivírus tem de ser das primeiras coisas a fazer assim que se ligam à Internet. Basta fazer download e ativar o programa.

Se ficarem infetados, um vírus, pouco ou muito complexo, pode roubar as vossas passwords facilmente, com os malfeitores a poderem exigir-vos um resgate financeiro pelo roubo de identidade. É por este e outros motivos que precisam dos melhores programas antivírus para o computador. A boa notícia? Os programas antivírus para uso doméstico são muito bons. Os programas antivírus podem ser facilmente encontrados na Internet, pelo que só precisam de ter cuidado ao escolher. Existem uns bem mais capazes que outros, até porque alguns desses softwares podem deixar o computador lento, não reconhecer todos os vírus ou identificar falsos positivos.

O que acontece quando o computador fica infetado? Mesmo com as maiores medidas de segurança, um computador pode apanhar vírus facilmente. Isso tende a acontecer com utilizadores que não aplicaram todas as medidas de segurança ou ignoraram avisos. Se detetarem um vírus no computador, devem visitar o site oficial do antivírus que possuem, uma vez que os sites das empresas costumam ter informação detalhada sobre determinados vírus, como atuam, o que fazem e como se espalham. Além disso, as empresas de antivírus também costumam ensinar todos os passos necessários para remover com sucesso um vírus.

Ao removerem registos infetados e danificados, poderá ser necessário excluir alguns conjuntos de dados úteis ou partes de um programa. Por isso, é aconselhável que tenham backups, pois só assim garantem que não perdem dados importantes. No caso de excluirem partes do programa, necessitarão, depois, de as instalar, de modo a que o programa funcione corretamente. A forma básica de proteção contra vírus é a proteção do computador. É um procedimento bastante complexo uma vez que, além da aplicação, os programas apropriados requerem um comportamento cuidadoso por parte dos utilizadores.

McAfee como a chave para a proteção de dados e informações

O McAfee AntiVirus é a proteção antivírus básica para o vosso computador, pois assim conseguirão navegar na Internet, realizar transações bancárias e fazer compras online com segurança. O McAfee AntiVirus é uma suite de proteção premiada que protege o vosso computador sempre que estiverem ligados à web.

Com uma instalação rápida e proteção sempre atualizada, o programa bloqueia ameaças recorrendo a um antivírus verificado por testes independentes.

Mcafee antivírus

Pontos fortes:

  • Segurança premiada: Defendam-se contra vírus, ransomware e outras ameaças online.
  • Navegação segura na web: avisa sobre sites arriscados e evita downloads perigosos.
  • Segurança de firewall: evitem que hackers e malwares ataquem o vosso computador, bloqueando-lhes o acesso.
  • Suporte gratuito ao cliente: Contactem a McAfee por telefone ou através dos canais online
  • Compromisso de proteção contra vírus: O programa promete limpar várias infeções
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

LENNA. Nova marca aposta em sapatos vegan, sustentáveis e feitos em Portugal

Na verdade, trata-se de uma fusão entre alpercatas e ténis. E é bem provável que tenhamos aqui a sensação do verão.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

LENNA. Nova marca aposta em sapatos vegan, sustentáveis e feitos em Portugal

Na verdade, trata-se de uma fusão entre alpercatas e ténis. E é bem provável que tenhamos aqui a sensação do verão.