Está na altura de desinstalarem o Adobe Flash Player, isto caso ainda não o tenham feito.
Prometido e cumprido. 2020 já lá vai e isso significa que a Adobe deixou de fornecer suporte para o velhinho Flash Player que tanto jeito deu no início do milénio, fosse para criar animações, sites ou jogos de browser. Mas com o passar do tempo, novas tecnologias surgiram, como o HTML5, e as próprias empresas deixaram de oferecer suporte ao Flash, pelo que estava mais que na altura de dizer adeus.
Em 2017, quando o Flash já estava de claro desuso, a Adobe anunciou que iria deixar de oferecer suporte ao plugin após 30 de dezembro do ano passado. Entretanto, browsers como o Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari, Microsoft Edge, sabendo que a tecnologia já não era segura, começaram a bloquear por defeito os conteúdos Flash.
A Adobe informou que irá bloquear ela própria a tecnologia a partir de 12 de janeiro, pelo que, se ainda têm o plugin instalado, está na altura de fazer a bela da desinstalação. Para ajudar, a Microsoft anunciou que, em breve, irá disponibilizar uma atualização opcional para o Windows 10, de modo a remover por completo o Adobe Flash Player.