Até agora, a adesão ao serviço de homebanking da CGD, Caixadirecta, só podia ser feita presencialmente numa agência. Mas isso finalmente mudou.
A partir de hoje, e muito em parte devido a esta problemática da COVID-19, os clientes que queiram pedir a adesão necessitam apenas de utilizar o smartphone para que possam, finalmente, ter acesso digital à sua conta através da app, e, a partir daí, verificar movimentos, efetuar transferências pagamentos ou até solicitar um cartão de débito.
Como é que esta adesão é feita? Basicamente, é necessário que os interessados façam uma validação biométrica com recurso a impressões digitais e que enviem uma foto do cartão de cidadão. É ainda preciso que gravem um “vídeo-selfie” com menos de três segundos.
Essencialmente, o sistema biométrico permite validar que se trata da pessoa em causa a realizar a adesão. Já o vídeo-selfie comprova que se trata de uma pessoa viva, em tempo real, a realizar essa mesma operação.
Existe é um condicionamento até que se peça a ativação do cartão Matriz. As movimentações, para fora das contas do cliente (ou seja, para outros bancos), estão limitadas a um máximo acumulado de 500€. Só após a a ativação do cartão Matriz, que terá de ser solicitada via app, é que esse limite é levantando. No entanto, as transações entre as contas do cliente na CGD não estão limitadas.
De momento, esta novidade da Caixadirecta está somente disponível para smartphones Android, embora esteja prometida uma atualização em breve que ative esta funcionalidade no iOS.