Açores, Porto Covo e Azeitão recebem experiências gastronómicas em julho e agosto

Um projeto providenciado pela The Art of Tasting Portugal.

- Publicidade -

Foi no início de 2020 que demos destaque à plataforma The Art of Tasting Portugal, criada com o objetivo de dinamizar e promover a gastronomia nacional através de acções, eventos e experiências diferenciadoras, apresenta este verão quatro eventos em formato pop-up, ou seja, com data, tema e chef concreto.

No site da plataforma, todas as experiências comercializadas são desenvolvidas e concretizadas por pedido dos clientes, sendo que estes vão ser os primeiros eventos construídos para este verão. Os chefs Vítor Sobral, na Terceira (Açores); Ricardo Leite, em Porto Covo (Alentejo); Cláudio Pontes, em S. Miguel (Açores); e Luís Barradas em Azeitão são os comandantes destes momentos, que terminam sempre à mesa com uma experiência memorável. A primeira é já a 31 de julho, em S. Miguel, e seguem-se outras três em agosto – a 21, 26 e 28.

Há passeios de barco na ementa de quase todas as experiências, além, é claro, dos melhores produtos locais e de vinhos da maior qualidade. Peixe fresco acabado de pescar, vinhos envelhecidos pelo mar, pão cozido nas Furnas ou queijo de Azeitão e os melhores moscatéis são alguns dos ingredientes à sua espera nestes pop-ups que apostam num momento intimista, literalmente à mesa com o chef. Existe um máximo de 10 pessoas por evento, sendo cumpridas escrupulosamente todas as regras de segurança necessárias na actual situação pandémica.

O chef Cláudio Pontes desenvolve o primeiro destes eventos de verão do The Art of Tasting Portugal, a 31 de julho (das 9h às 16h). A Descobrir São Miguel é o nome da experiência nesta ilha dos Açores, que começa com uma visita à Quinta Bio Kairos, para colher os legumes a usar na confecção do almoço. Segue-se depois até às caldeiras, para conhecer o processo de cozedura do pão dentro das furnas, e aproveita-se para recolher o pão para o almoço. Depois, o destino é o mar. No porto de Porto Formoso, começa o passeio de barco, onde se podem apreciar, entre outras coisas, as imponentes falésias. Com o peixe apanhado durante a madrugada e os legumes seleccionados na quinta, o Chef Cláudio Pontes prepara um menu fresco de sabores locais para o almoço. Com vista para o mar, este repasto de quatro a seis pratos, que inclui entradas tradicionais e doces regionais, acompanhados pelos magníficos vinhos dos Açores, será garantidamente uma memória ímpar.

Em Portugal Continental, a 21 de agosto (das 9h30 às 16h), o chef Ricardo Leite convida a uma experiência no litoral alentejano. O Mergulho na Ilha do Pessegueiro começa no porto de Porto Covo, a bordo de um barco, para conhecer o programa de envelhecimento de vinho da região. Cada participante terá a oportunidade de lançar ao mar uma garrafa, que ficará a estagiar durante três meses. Terminado o período de estágio, essa garrafa personalizada chegará à casa de cada um, que poderá provar o seu vinho e descobrir a influência das águas profundas do Atlântico na sua garrafa. A experiência termina à mesa do Restaurante do chef, o Alma Nómada, em Porto Covo, com um almoço marcado pelos sabores do mar. Uma experiência marcante e uma degustação gastronómica digna de registo.

A 26 de agosto, de regresso às ilhas açorianas, desta feita na Terceira, o chef Vítor Sobral convida-o a embarcar num passeio pelos Ilhéus, a bordo de um barco que permite desfrutar da beleza da paisagem e da costa. O Passeio nos ilhéus (das 9h às 16h) inclui a descoberta das várias espécies marinhas que habitam nestas águas e a experiência da pesca artesanal. A riqueza do peixe açoriano será preparada pelo chef Vítor Sobral num almoço rústico na Terra Chã no final do passeio de barco, em que se destacam os sabores locais e os vinhos da ilha Terceira. Um convívio de luxo, aliado a um mergulho na essência do mar dos Açores.

Finalmente, para os amantes de queijos e licorosos, o chef Luís Barradas propõe uma incrível viagem com O Moscatel e o queijo de Azeitão. A 28 de agosto, entre as 10h30 e as 15h, na Quinta do Anjo, em Azeitão, preparem-se para visitar a queijaria Simões e conhecer o processo de produção do queijo de Azeitão. Seguindo a pé pela pitoresca vila, descobrimos a lendária adega Casa Horácio Simões. Aqui, o anfitrião Pedro Simões fará uma visita guiada e uma prova comentada de moscatéis, a bebida mais emblemática da região. A experiência termina com um almoço marcado pelos sabores do mar, criado pelo chef Luís Barradas, e harmonizado com os melhores vinhos da Casa Horácio Simões. Obrigatório para todos os que gostam destes dois universos.

No que toca a preços, começam nos 115€ + IVA por pessoa. As reservas podem ser feitas enviando um email ligando para o 938480965.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

11 anos depois, a bp Portugal regressou ao Arquipélago dos Açores

E logo com três postos de uma assentada.

Tremor regressa aos Açores em abril de 2022

Os bilhetes já estão à venda.

Ir aos Açores dá direito a 20% de desconto em Cartão Continente

O Cartão Continente pode ser usado em mais de duas mil lojas das marcas aderentes.

Eco Festival Azores Burning Summer regressa a Porto Formoso este mês

O Eco Festival Azores Burning Summer não é um festival para massas, mas sim, um evento de acesso equilibrado, seguro e confortável.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Burger King abre novo restaurante no concelho de Vila Nova de Gaia

Esta abertura representa a criação de cerca de 25 novos postos de trabalho diretos.

Cervejeira MUSA chega finalmente ao Porto

Vai ser o novo ponto de encontro obrigatório na cidade.