Acesso às praias da Arrábida via carro interdito até ao final de setembro

Foi no passado dia 31 de maio que a Câmara Municipal de Setúbal aprovou o programa Arrábida Sem Carros e em Segurança 2021, que define regras no acesso às praias da Arrábida.

- Publicidade -

À imagem de anos anteriores, o programa implementa um conjunto de medidas para minimizar os constrangimentos viários sentidos durante a época balnear no acesso às praias da Arrábida, devido ao estacionamento anárquico, com desrespeito pela sinalização e pela segurança e mobilidade de todos.

Ora, até aqui sabia-se que a proibição de circulação de automóveis estaria em vigor até 15 de setembro. Mas esse prazo acaba de ser estendido.

O plano definido para estar em vigor entre 10 de junho e 15 de setembro é agora estendido para o período de 16 a 26 de setembro devido à previsão de condições meteorológicas favoráveis à prática balnear, embora as restrições de circulação na segunda metade do mês apenas vigorem nos fins de semana, dias 18 e 19 e 25 e 26.

Assim, entre 16 e 26 de setembro, apesar de a circulação rodoviária na estrada de acesso às praias da Arrábida se realizar sem condicionamentos de segunda a sexta-feira, o estacionamento apenas é permitido nas zonas autorizadas, como os parques de estacionamento da Figueirinha e do Creiro, que se mantêm em funcionamento mediante o pagamento definido.

Para facilitar o acesso e em face das fortes restrições de estacionamento que suportam este programa de mobilidade e proteção da orla costeira, a época balnear termina a 15 de setembro, mas a Câmara Municipal de Setúbal decidiu manter, em permanência, até dia 26, o vaivém disponibilizado entre o parque de estacionamento da Secil e as praias da Figueirinha, de Galapos, de Galapinhos e do Creiro.

Nos fins de semana, dias 18, 19, 25 e 26, as restrições são exatamente iguais às que se encontram em vigor até 15 de setembro, de que se destaca a proibição de circulação automóvel entre a Figueirinha e o Creiro, nos dois sentidos, das 08h às 20h.

Nestes quatro dias, os TST asseguram as atuais ligações de autocarro de Setúbal às praias, as carreiras 723 e 725, abrangidas pelo Passe Navegante e com horários e tarifas já estabelecidos, mas o transporte de Azeitão é suprimido.

O acesso automóvel à Praia de Albarquel também fica interdito nos dois últimos fins de semana do mês, entre as 08h e as 20h, dispondo-se da carreira 726, proveniente de Setúbal.

As medidas especiais de acesso às atividades económicas e residências nas zonas do Portinho da Arrábida e de Alpertuche continuam a vigorar nesses dias, uma vez que o trânsito é proibido neste troço das 08h às 19h.

Veículos de duas rodas, transportes públicos regulares, táxis e similares, autoridades e viaturas de emergência, além de moradores e trabalhadores que apresentem permissões específicas para a circulação não estão abrangidos por estas limitações do programa Arrábida Sem Carros e em Segurança 2021.

A validade dos cartões de acesso a residentes e concessionários foi, para este efeito, alargado.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Nova iniciativa estima recolher perto de quatro toneladas de plástico nas praias portuguesas

Uma ação que vai decorrer até ao final do ano nas praias da Lagoa de Albufeira (Sesimbra), Melides, Carvalhal e Tróia.

MEO Beachcam já permite aceder a imagens de mais de 100 praias portuguesas

O site, criado em 1998, foi pioneiro na Europa na transmissão gratuita de imagens em tempo real e na prestação de serviços de informação sobre as praias do litoral português.

Projeto TransforMAR promove recolha de resíduos em 20 praias de norte a sul do país

Todo o plástico recolhido à margem deste projeto será convertido em donativos para projetos de impacto ambiental.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Já repararam nos novos talões do Lidl? São mais ecológicos

Agora é esperar que a concorrência faça o mesmo.

Burger King abre novo restaurante em Sesimbra

É o 12º spot da marca no distrito de Setúbal e o segundo em Sesimbra.

Vai ser possível visitar os novos trabalhos arqueológicos em Troia ainda em setembro

Mas atenção: é num dia específico e os lugares são limitados.