Acampamento da Concentração de Motos de Faro vai ser transferido

- Publicidade -

A 40ª Concentração Internacional de Motos de Faro acontece de 14 a 17 de julho.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para o agravamento do risco de incêndio rural, o Governo determinou no passado domingo, dia 10 de julho, a Declaração da Situação de Contingência em todo o território nacional.

A Situação de Contingência abrange o período compreendido entre as 00h00 horas do dia 11 de julho e as 23h59 horas do dia 15 de julho.

Esta Declaração resulta da elevação do Estado de Alerta Especial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em função do agravamento das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com grande parte do território continental nos níveis Elevado, Muito Elevado e Máximo de risco de incêndio.

A Declaração de Situação de Contingência, que pode ser prolongada caso seja necessário, não exclui a adoção de outras medidas que possam resultar da permanente monitorização da situação.

Ora, isto resultava num problema para dois eventos: o festival Super Bock Super Rock e a Concentração Internacional de Motos de Faro. Chegou a pensar-se que os eventos estariam em risco, principalmente após as declarações do primeiro-ministro António Costa, que disse que “não podemos é ter o risco de aumentar a probabilidade de haver qualquer tipo de descuido”.

“Há uma proibição geral de qualquer atividade desenvolvida em qualquer zonas florestais. Neste momento, o ministro da Administração Interna está em contacto com os organizadores desses eventos para assegurar que a parte desses eventos que ocorrem em zona florestal não ocorram por forma a que não se ponha em perigo esta situação. Obviamente, que nestas situações climáticas não é possível abrir uma exceção. É necessário reajustar esses eventos”, referiu.

Ora, já depois de se saber que o Super Bock Super Rock vai acontecer, sim, mas no Parque das Nações, sabe-se agora que a Concentração de Motos de Faro também vai acontecer, mas com o acampamento a ser transferido para “um espaço que está urbanizado”, anunciou o presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau.

”Temos neste momento uma alternativa, vamos implementá-la e penso que vai correr bem”, resumiu o presidente da Câmara de Faro, no final de uma reunião em que estiveram presentes autoridades regionais, forças de segurança, Clube de Motos e o comando distrital da Proteção Civil, que representou o Governo central.

Segundo Rogério Bacalhau, a solução encontrada passa retirada do acampamento já instalado numa área considerada terreno florestal e a sua transferência para “um espaço que está urbanizado, em frente à concentração”.

Já o presidente do Moto Clube de Faro, José Amaro, responsável pela organização do evento, afirmou que “não é muito fácil de cumprir (a mudança de espaço), mas esperemos que se cumpra e pedimos a colaboração de todos os motociclistas que venham até cá e que cumpram de facto as regras que vamos implementar”.

Recorde-se que a 40ª Concentração Internacional de Motos de Faro acontece de 14 a 17 de julho.

Foto: VisitAlgarve

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Gelatieiri. A nova gelateria de Vila Real de Santo António tem gelados bem cremosos

E faz-nos lembrar vagamente a La Romana, que fomos experimentar recentemente em Lisboa.

Chuva de reclamações tapa o Sol da Caparica. Afinal, o que se passou?

Mas as palavras de desagrado do público parecem não ter surtido qualquer efeito junto dos promotores.