Solidariedade, cultura e desporto. A utilidade do Facebook em dias difíceis

Nas últimas semanas, a comunidade do Facebook em Portugal tem demonstrado como é nestes momentos que a população se reúne, criando iniciativas e projetos inovadores.

- Publicidade -

Os Grupos, Páginas e Eventos do Facebook são algumas das ferramentas que ajudam a manter as pessoas conectadas. Dito isto, aqui em baixo poderão tomar de algumas das iniciativas que estão a marcar a comunidade e que promovem a literatura, a arte, o desporto, as atividades infantis ou, até, a solidariedade.

do Facebook

Solidariedade

O Movimento tech4COVID19 foi fundado por um grupo da comunidade tecnológica portuguesa, com uma hashtag própria (#tech4COVID19) e uma série de projetos inovadores que ajudam a população a ultrapassar a COVID-19. O último projeto é o Student Keep, que procura quantificar quantos alunos não têm acesso a um computador ou à Internet e angariar e disponibilizar equipamento informático para combater a desigualdade no acesso à educação.

Já um pouco por todo o país temos assistido ao nascimento de grupos do Facebook que são uma rede de apoio para os vizinhos, seja pelo isolamento social ou pela necessidade da entrega de bens essenciais. São exemplos disso o Vizinhos de Aveiro – Grupo Cívico de Apoio – Covid19 e o COVID-19 | COIMBRA.

Outras iniciativas que destacamos é o EPI Covid-19 voluntariado Alto Minho, uma página de jovens voluntários de Arco de Valdevez que está a produzir 500 máscaras viseiras por dia, e o Movimento Maker – Portugal, um grupo de Leiria que também está a imprimir máscaras e a entregar aos hospitais.

Cultura

Amanhã, sábado, dia 4 de abril, o Festival Iminente, reconhecido pela divulgação de música e arte urbana, organiza uma edição em live streaming no Facebook e Instagram, entre as 16h e 23h20. O festival pretende angariar fundos para o Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central e o Centro Hospitalar e Universitário de São João.

O Museu Nacional de Arte Antiga defende a máxima que “A arte é uma ponte que nos une” e, por isso, tem transmitido visitas guiadas ao museu e às suas obras de arte mais icónicas. A história de pinturas e esculturas do MNAA acontece todos os dias pelas 15h30.

Também a Culturgest decidiu começar uma programação no Facebook. No dia 9 de abril, o coreógrafo e bailarino Steve Paxton apresenta uma conferência através do Facebook Live.

No que toca à literatura, o projeto Bode Inspiratório reúne 40 escritores e artistas plásticos e desafia-os a escreverem um capítulo por dia.

Para quem quer poemas, pode acompanhar a instituição cultural de Coimbra Bonifrates Cooperativa, que os vai recitando diariamente. Já Frederico Lourenço, reconhecido escritor e professor universitário, também continua as suas aulas de latim na Página Latim do zero.

Crianças

A BLX – grupo de bibliotecas de Lisboa – publica todos os dias, às 11h, na página Bibliotecas Municipais de Lisboa, um vídeo a contar uma história infantil e convida as crianças a comentar e partilhar um desenho.

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo também publica vídeos diariamente no Facebook, com histórias e algumas sugestões educativas.

Lá fora, mais especificamente a partir da Suíça, a emigrante portuguesa Mariana Mendes lê contos infantis na página As leituras da Mariana. E no palco, o Teatro do Noroeste de Viana do Castelo está a partilhar peças infantis através do Facebook Live.

Já o Oceanário de Lisboa convida as crianças “a divertirem-se no mar sem sair de casa” nestas férias da Páscoa. Até dia 13 de abril, são apresentados diariamente no Facebook desafios e jogos com animais marinhos que vão desde fazer desenhos a jogar às escondidas.

Desporto

O Departamento Desportivo e Cultural da Universidade do Minho está há várias semanas a oferecer soluções para manter o exercício físico em casa na Página UMinho Sports. Também o Centro de Desporto da Universidade do Porto também decidiu começar a partilhar vídeos instrutivos de musculação, yoga, receitas saudáveis ou até, exercícios para os mais novos.

E vocês, destacam alguma iniciativa?

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,785FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Facebook usa Inteligência Artificial para melhorar as descrições de fotografias para pessoas com deficiências visuais

Apresentado pela primeira vez em 2016, o Texto Alt Automático (AAT - Automatic Alt Text) utiliza tecnologia de visão computacional para gerar descrições automaticamente.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes