Apesar do número impressionante, a consola da Sony abrandou as vendas no início do ano.
A Sony anunciou os seus resultados financeiros referentes ao desempenho da empresa no primeiro trimestre de 2024, que decorreu entre abril e junho. De acordo com a tecnológica nipónica, este período registou uma nova conquista para a PlayStation 5, superando a fasquia das 60 milhões de unidades vendidas. Mais precisamente 61,7 milhões de unidades.
No entanto, apesar do impressionante número, verificou-se uma desaceleração no número de vendas comparado com o mesmo período do ano anterior. Neste primeiro trimestre foram vendidas cerca de 2.4 milhões de consolas PlayStation 5, enquanto que, no mesmo período do ano passado, também entre abril e junho, foram vendidas 3,3 milhões de unidades, portanto menos 900.000 unidades vendidas.
De acordo com Christopher Dring, do portal GamesIndustry.biz, estes foram, ainda assim, resultados positivos, considerando o catálogo de jogos exclusivos da PlayStation neste período não se compor pelos tradicionais blockbusters que associamos à marca enquanto “system sellers”. Espera-se, por isso, que as vendas da PlayStation 5 melhorem ao longo do ano, especialmente com o lançamento de jogos como Call of Duty: Black Ops 6, ou Assassin’s Creed Shadows. Para não mencionar ainda o muito aguardado Astro Bot.
E são os jogos que parecem segurar o barco da Playstation. Os resultados financeiros da Sony revelam que grande parte dos lucros surgem na venda de jogos e de serviços, nomeadamente no PlayStation Plus. Ao todo, foram vendidos cerca de 53.6 milhões de jogos da PlayStation 4 e PlayStation 5, dos quais 6 milhões correspondem a jogos publicados pela Sony.
De realçar também é o facto de 80% das vendas corresponderem a títulos em formato digital, reduzindo 20% as unidades físicas.
Já no que toca ao PlayStation Plus, a tecnológica nipónica não revela o numero exato de subscritores, mas afirma que já são mais de 116 milhões de utilizadores mensais ativos, ou seja, uma subida de cerca de 8 milhões de utilizadores face ao mesmo período do ano passado, mas inferior aos 112 milhões de utilizadores no trimestre passado.
Curiosamente, o relatório financeiro não faz qualquer menção ao desempenho de periféricos como o PlayStation VR2, lançando no início de 2023 e que, a partir de hoje, já pode ser utilizado nos PCs.