A PlayStation 5 foi lançada em novembro de 2020.
Lembram-se da escassez de stock da PlayStation 5, quando esta foi lançada no inverno de 2020? Mesmo que se lembrem, agora significa pouco, porque mesmo com esse entrave, a PlayStation 5 atingiu valores históricos para toda a Sony Interactive Entertainment (SIE).
A empresa revelou que já foram vendidas mais de 40 milhões de unidades de consolas PlayStation 5, um valor não apenas impressionante dada a escassez de stock inicial, mas também porque se tornou a consola da PlayStation que mais rapidamente vendeu na história da marca, um número atingido em menos de 3 anos de vida do novo hardware.
No comunicado oficial, que pode ser lido aqui, Jim Ryan, Presidente e CEO da SIE, fala um pouco sobre os desafios de lançamento, em contexto de pandemia e da escassez de stock, agradece aos jogadores e partilha também o que acha que ajudou a PlayStation 5 a atingir estas metas.
“Apesar dos desafios sem precedentes da COVID, as nossas equipas e os nossos parceiros trabalharam de forma incansável para entregar a PlayStation 5 a tempo. Continuámos a enfrentar ventos contrários com a pandemia e foram precisos meses para que as cadeias de abastecimento se normalizassem e pudéssemos ter inventário suficiente para satisfazer a procura. Durante mais meses do que me quero lembrar, continuámos a agradecer à nossa comunidade pela sua paciência enquanto trabalhávamos nestes problemas. Mas agora o stock da PS5 está bem abastecido e estamos a conseguir finalmente satisfazer a procura.”
A retrospetiva continua, com Ryan a destacar alguns dos jogos atuais que podem ser jogados na consola, assim como os elementos que a tornam em algo mais pessoal e personalizado: “A PlayStation 5 foi lançada com o melhor catálogo de jogos da nossa história e a procura pelos melhores conteúdos continua a ser cada vez mais forte. Desde jogos indie inovadores a blockbusters AAA, existem mais de 2500 jogos disponíveis para a PlayStation 5 e nunca houve melhor altura para experimentar esta consola. Só nos últimos dois meses, vimos novos jogos incríveis dos nossos parceiros serem lançados, como o Final Fantasy XVI, Diablo IV e Street Fighter 6.“
“Ao longo dos últimos dois anos e meio, revelámos novas formas de os jogadores personalizarem a sua experiência e trazerem cores excitantes para as suas casas. Desenvolvemos uma gama de combinações de cores para o comando sem fios DualSense e para as tampas de consola PlayStation 5. Estes acessórios demonstraram ser muito populares, uma vez que os jogadores querem que a sua PlayStation 5 reflita os seus gostos.”
E termina a dar destaque às inovações exclusivas da mais recente consola da Sony: “Desenvolvemos a PlayStation 5 com a nossa comunidade na vanguarda do nosso pensamento, o que nos levou a oferecer inovações como os gatilhos adaptativos e o feedback háptico no comando DualSense, bem como o PlayStation VR2. Os PlayStation Studios e os nossos parceiros externos aproveitaram estas capacidades e expandiram o seu conjunto de ferramentas criativas para proporcionar um salto geracional nas experiências que oferecem aos jogadores.”