Agora que vivemos, trabalhamos e dependemos cada vez mais da Internet, também podemos estar mais expostos a riscos de segurança inevitáveis.
Hoje, dia 9 de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura. E o Facebook acredita que é um momento importante para relembrar a importância de rever as configurações de segurança e implementar algumas medidas simples para aumentar a proteção online.
Dito isto, fiquem com seis dicas e recomendações que ajudam a proteger a vossa conta ou perfil:
- Escolham uma senha forte e alterem-na regularmente. Utilizem uma senha diferente para cada serviço e evitem incluir informações pessoais, tais como a data de nascimento ou o nome de um membro da família. Quanto mais difícil for para adivinhar, melhor, então tentem fazer com que tenha pelo menos seis caracteres e combine maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Existem métodos de criação de senha que podem ser utilizados para obter senhas seguras e aqui estão alguns que podem ser colocados em prática. Também é muito importante que nunca partilhem a vossa senha com ninguém, nem mesmo com pessoas de confiança, e que a alterem com frequência.
- Ativem a autenticação de dois fatores. A autenticação de dois fatores adiciona segurança extra à vossa conta, além da segurança que já é facultada pela senha. Ativá-lo irá enviar uma solicitação para inserirem um código de segurança especial cada vez que tentarem aceder ao Facebook ou Instagram através de um novo dispositivo. Podem optar por receber esses códigos de segurança através de mensagem de texto (SMS) no telemóvel ou através de uma aplicação de autenticação externa. Podem ativar esta funcionalidade no Facebook, Instagram e WhatsApp.
- Logins de controlo. Nunca partilhem as vossas informações de login com outras pessoas e façam logout ao usar um computador ou telefone partilhado. Além disso, no Facebook, é possível ativar alertas para logins não reconhecidos. Se alguém tentar fazer login através de um dispositivo ou navegador da Web diferente do normal, irão receber um alerta a informar sobre qual o dispositivo que tentou fazer login e a respetiva localização.
- Protejam-se de mensagens maliciosas. Nunca cliquem em links suspeitos, mesmo que sejam de um amigo ou de uma empresa que conhecem. Isto inclui links que podem ver em publicações ou receber por e-mail. É importante relembrar que o Facebook ou o Instagram nunca pedem a senha por e-mail, nem vos contactam através de mensagens diretas. Os agentes maliciosos podem criar sites falsos que se parecem com os originais e pedir-vos que façam login com o vosso e-mail e senha. Se não tiverem certeza acerca de um link, verifiquem o URL ou digitem o endereço web diretamente num navegador antes de inserirem a vossa senha.
- Fiquem atentos a quaisquer sinais que possam indicar uma violação de segurança. Se acreditam que a sua conta foi comprometida, é importante protegê-la o mais rapidamente possível. Alterem a senha assim que possível e verifiquem se as informações de contacto da vossa conta estão corretas. Caso não consigam mais entrar na conta, acedam a este link no Facebook ou a este se for no Instagram, para que possam alterar a password e rever a atividade que ocorreu. No WhatsApp, nunca partilhem o vosso código de verificação com ninguém, nem mesmo com a família ou amigos. Se, por algum motivo, partilharam o vosso código e perderam o acesso à vossa conta do WhatsApp, estas instruções irão ajudar-vos a recuperar.
- Mantenham as vossas informações de contacto atualizadas. Dessa forma, se o Facebook deter que alterações não autorizadas foram feitas na vossa conta, poderão entrar em contacto convosco para resolver o problema rapidamente.
A rede social relembra ainda que podem utilizar a verificação de segurança rápida do Facebook para rever a segurança da vossa conta e melhorá-la. Atualmente, esse recurso está disponível no computador ou para pessoas com a versão mais recente da aplicação do Facebook para Android ou iOS.