O intuito é o de sempre: roubar dados pessoais e dinheiro.
Existem burlas muito mal concebidas, tal como a de que vos falámos ontem, e ainda bem. Já outras podem enganar, mas basta estar atento ao mais pequeno erro para detetarmos que, afinal, o que nos apresentam não é bem assim.
As mais recentes campanhas fraudulentas surgem em nome da cadeia de fast-food McDonald’s. Essencialmente, estão a ser divulgadas publicações falsas em que, numa, diz-se que a marca está a oferecer cartões de compras no valor de 100 euros por pessoa, enquanto que a outra apresenta um conjunto de códigos promocionais com produtos no valor de 1€.
Ora, e como já tantas vezes referimos aos nossos leitores, têm sempre de prestar atenção ao real remetente, mas, também, à escrita do texto.
Na imagem que podem ver aqui em cima, reparam facilmente que, no post do lado direito, que parece estar a circular no Facebook, está tudo errado. Primeiro, o logótipo com o fundo a vermelho, quando a McDonald’s já não o usa. Depois, pelo nome, que está escrito “McDOnalds”. O nome correto é McDonald’s. E depois, topam que é tanga por palavras como “cadastre-se”, “McD0na1d’s” ou por expressões como “cartões de compras”, quando nem sequer estamos a falar de supermercados.
Além disso, nunca a McDonald’s iria remeter os clientes para o site rewards-cards.store, numa oferta que diz somente “gift card”. É falso, não cliquem em nenhum link!
Já a outra oferta até parece mais fidedigna, mas, novamente, há que analisar todo o texto. Só o facto de se poder ler “abaixo você encontra TOP códigos promocionais e promoções para a loja McDonalds” deixa logo a pulga atrás da orelha.
Mais simples ainda é reterem esta informação: todas e quaisquer campanhas da McDonald’s são comunicadas apenas nos canais oficiais: site, redes sociais e app.