A utilização desses números pagos passam a acontecer somente em programas em que a participação do público é fundamental.
No passado mês de novembro, a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, recomendo ao Governo que acabasse com as linhas telefónicas de valor acrescentado iniciadas em 760 e 761. Pois bem, sabe-se agora que a RTP vai efetivamente seguir essa recomendação já em janeiro.
“Todas as iniciativas associadas a concursos/passatempos com atribuição de prémios deixarão de fazer parte dos programas de entretenimento da RTP a partir de janeiro”, afirma a estação pública em comunicado. Mas isso não quer dizer que a utilização desses números pagos seja totalmente proibida.
“A RTP mantém a utilização desta ferramenta no entretenimento, unicamente em programas em que a participação do público seja fundamental, como por exemplo o Festival da Canção, as 7 Maravilhas de Portugal ou o The Voice Portugal”, lê-se ainda no mesmo comunicado.
Além disso, a estação pública decidiu deixar de “utilizar os espaços de Informação das plataformas digitais para exploração comercial”, o que significa que, a partir de janeiro de 2021, deixa de existir “publicidade em formato vídeo no início ou a interromper os conteúdos noticiosos, tanto no site da RTP Notícias como na APP RTP Notícias”. Assim se garante uma “experiência de excelência”.