Certamente que, em todos estes anos de existência da Uber em Portugal, devem ter viajado num carro já com alguns anos de matrícula e que, possivelmente, poderia não estar nas melhores condições. Pois bem, isso mudou há poucos dias.
Num email enviado no mês passado aos motoristas, pode ler-se que “a partir de 21 de fevereiro de 2020, qualquer viatura do ano 2013 será impossibilitada de operar pela Uber”. Esta regra-se aplica-se aos serviços UberX, Uber XL, Green e Comfort.
Aliás, mesmo carros que, em termos de calendário, ainda não tenham completado exatamente sete anos, não estarão disponíveis na plataforma por terem matrícula de 2013.
Esta medida deve-se a uma das exigências prevista na lei de regulamentação das TVDE, que requer que todos os carros tenham menos de sete anos de idade (a contar da primeira matrícula) para que possam transportar passageiros.
Já o serviço UberBlack, que é o serviço de topo da Uber, requer, desde o mês passado, automóveis com pelo menos matrícula de 2016.
Na prática, é como se a Uber estivesse a fazer uma limpeza a “carros datados”. Além disso, e com esta regra, é algo que vai impedir muitas pessoas de investirem em carros mais velhos, e, como tal, mais baratos.
Daqui a uns anos, é também provável que somente seja viável ser motorista Uber em Lisboa se se conduzir um carro elétrico.
Fui motorista Cabify e Uber e concordo plenamente com essas medidas mas, na minha forma de ver as coisas, também deveria haver limpeza nos Taxis (embora o parque automóvel da praça de Taxis esteja muito mais actualizado) e não só; há muitos, talvez até demasiados, motoristas de plataformas e Taxis que não deveriam estar na profissão de motoristas.
Penso que muita gente concorda comigo.
Quando há mabifestações contra as TVDE, deveriam haver manifestações do público contra tudo, Taxis incluídos, para que haja mais critérios por parte das empresas ao contratar motoristas.
Em ano pasado meu carro ford Galaxy de 2012 sou em desembro iria fazer 7 anos foi banido pelo Uber em Fevereiro 2019, sempre foi assim nenhuma novidade, .