Em 2019, o Portal da Queixa registou um total de 102 reclamações relacionadas com o MB Way, serviço da SIBS. Estamos agora a meio do mês de fevereiro, mas o conhecido portal já fez saber que, só em janeiro deste ano, recebeu 86 queixas relativas àquele serviço.
Quer isto dizer que, em apenas um mês, verificou-se quase o total de queixas recebidas em 2019, o que corresponde a um aumento de 169% face ao período homólogo. E isto não é nada bom.
“Embora não seja um tema recente, verificámos um aumento exponencial de reclamações por burla através do sistema MB WAY, nos últimos seis meses, pelo qual sentimos o dever de alertar os consumidores. Por sermos uma plataforma que tem como principal objetivo a partilha de experiências de consumo, é essencial que os nossos utilizadores estejam atentos e sejam conhecedores dos vários esquemas de fraude e burla, com vista a potenciar o aumento da literacia digital junto da sociedade portuguesa”, refere Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa, em comunicado de imprensa.
A conhecida plataforma tem vindo a enviar newsletters e a informar, através das redes sociais, para este crescente fenómeno.
Os utilizadores de plataformas de venda de particular a particular, como o OLX e Custo Justo, são os principais alvos destes esquemas de burla.
No que toca a entidades públicas, apenas a PSP, a GNR e a Polícia Judiciária foram os órgãos de segurança que alertaram para o perigo e a existência de burlas através da aplicação MB Way. Até ao momento, nenhum órgão do estado de supervisão (Banco de Portugal) ou de apoio ao consumidor (Direção Geral do Consumidor) veio a público alertar os consumidores para este fenómeno.
Até nós, aqui no Echo Boomer, já alertámos os utilizadores várias vezes, sendo que o nosso mais recente artigo sobre o assunto, onde damos dicas de como evitar burlas, pode ser lido aqui.
Em todo o caso, se tiverem a infelicidade de serem enganados, devem logo proceder com uma queixa-crime nas autoridades policiais na vossa área de residência.