Chegámos àquela altura do ano em que não só fazemos uma síntese do ano que está agora a terminar, como começamos a delinear objetivos para concretizar em 2020.
Como dezembro é mês de tops de tudo e mais alguma coisa, também o Spotify não quis ficar de fora, apresentado agora o Spotify Wrapped 2019, que não é mais do que um resumo do que os utilizadores do serviço andaram a ouvir ao longo de todos estes meses.
Para já alguns dados: em 2019, Post Malone foi o artista mais ouvido, seguido de perto por Billie Eilish, no segundo lugar. A fechar o top 3, temos Ariana Grande.
No que toca às músicas mais ouvidas, temos “Señorita”, de Camilla Cabello e Shawn Mendes, “bad guy” de Billie Eilish e, a fechar o pódio, “Sunflower”, de Post Malone e Swae Lee.
Já o podcast mais ouvido foi The Joe Budden Podcast, com episódios em que, apesar de variarem no assunto, há sempre um foco no hip-hop.
Este ano, há também uma diferença: é que é possível fazer uma retrospetiva dos últimos 10 anos. Ou seja, caso tenham começado a utilizar o Spotify em 2009, conseguirão perceber como é que os vossos gostos musicais foram evoluindo ao longo dessa década.
Claro, é natural que o panorama musical vá alterando. Aliás, em 2009 o Spotify tinha somente sete milhões de utilizadores. Hoje em dia são 248 milhões.
Falando em década, os tops mudam drasticamente. Drake no 1º lugar, Ed Sheeran no 2º lugar do pódio e, a fechar o top 3, Post Malone. Já a música mais ouvida foi “Shape of You”, de Ed Sheeran, teve mais de 2,4 mil milhões de streams.
No entanto, este feito de Ed Sheeran não o fez alcançar o primeiro lugar no Spotify, que pertence a Drake, como já referido, que totalizou mais de 28 mil milhões de streams. Impressionante.
Portanto, se quiserem perceber como correu o vosso ano ao nível de streams no Spotify, basta seguirem este link. No fim, uma pequena surpresa: três meses de Spotify Premium. Mas atenção, só podem usufruir desta oferta aqueles que nunca tiveram a versão sem anúncios antes.
Ou seja, se aproveitaram, na altura da criação da vossa conta, os três meses de Premium, não conseguirão obter mais meses sem anúncio. Mas se, por acaso, nunca ouviram música sem anúncios, esta é a vossa oportunidade. Basicamente, é para evitar que os utilizadores criem novas contas à toa.