É a terceira vez que acontece o Pinheiro Bombeiro, uma iniciativa da startup portuguesa Rnters que convida os portugueses a alugarem pinheiros, ajudando, dessa forma, os bombeiros.
Na plataforma, a Rnters deixa que os interessados aluguem pinheiros que tiveram de ser cortados na limpeza de matas e prevenção de incêndios, fazendo com que, assim, possam ter uma segunda vida em decorações natalícias. Estes pinheiros usados são resultado da limpeza de um terreno da zona de Coruche.
Cada aluguer custa 20€ e, ao fazê-lo, 5€ irão reverter para a compra de material profissional para o combate a incêndios. Podem levantar os pinheiros em cinco locais: Main Hub, no CCB, na LX Factory, Winter Market da Stylista e no Cascais Christmas Village.
No entanto, é também possível recebê-lo em casa, seja em Lisboa ou no Porto. Basta confirmar se o código postal está abrangido pela entrega
Adicionalmente, a Rnters enviou pinheiros para a Fundação Calouste Gulbenkian, cadeia de restaurantes Pasta Non Basta, Rádio Comercial, entre outros, de forma a contagiar tudo e todos com este movimento solidário.
No final de tudo, o pinheiro pode ser devolvido à Rnters nos locais indicados na plataforma online e transformado em biomassa, acabando o aluguer de forma sustentável.