Foi a 69ª edição dos Emmys. A cerimónia durou sensivelmente cinco horas e meia, teve apresentação a cargo de Stephen Colbert e os vários intervenientes mandaram farpas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Sem Game of Thrones nomeado – atrasos nas gravações e estreia da nova temporada deixaram a série de fora dos prémios deste ano – houve espaço para velhas e novas séries saírem nomeadas do evento. Assim, The Handmaid’s Tale, Veep, Big Little Lies e Saturday Night Live foram as grandes vencedoras da edição de 2017 dos Emmys.
The Handmaid’s Tale é uma série dramática da plataforma de streaming Hulu, que aqui se torna a primeira plataforma do género a vencer o prémio principal dos Emmys, e, consequentemente, o prémio principal da televisão nos Estados Unidos da América, ao ser galardoada com o prémio de Melhor Série Dramática.
The Handmaid’s Tale é baseada na adaptação do romance de Margaret Atwood, que fala sobre uma América dominada por puritanos e que retrata a violência contra as mulheres ao fazer com que as senhoras de classe baixa e média tenham obrigatoriamente de ser usadas como barriga de aluguer contra a sua vontade. No fundo, falamos de uma série onde as mulheres perdem os seus direitos e onde apenas os mais ricos conseguem prevalecer.
A plataforma de streaming Hulu – não está disponível em Portugal – conseguiu assim arrecadar oito estatuetas para a série, entre os quais de Melhor Série Dramática, Melhor Atriz de série dramática (Elisabeth Moss) e Melhor Atriz Secundária (Ann Dowd), só para contar alguns.
Passando para Veep, do canal HBO, além da série ter ganho o prémio de Melhor Série de Comédia, Julia Louis-Dreyfus, que dá vida à incompetente e egoísta Selina Meyer no pequeno ecrã, voltou a levar para casa o prémio de Melhor Atriz de Comédia, naquele que já é o seu oitavo galardão. O nosso conselho é que nem tentem competir com esta senhora, pois ela fulmina a concorrência.
Já Saturday Night Live (SNL), transmitido em Portugal pelo canal SIC Caras, foi a série com mais estatuetas ganhas na cerimónia, um total de nove prémios, distribuídos por Alec Baldwin (Melhor Ator Secundário), Kate McKinnon (Melhor Atriz Secundária), por exemplo, e outras categorias como Melhor Programa de Variedade e Sketches, algo que já não conseguia há mais de 20 anos.
Big Little Lies, minisérie da HBO, saiu galardoada com o prémio de Série Limitada, tendo premiado Nicole Kidman (Melhor Atriz em Série Limitada ou Telefilme), Alexander Skarsgaard (Melhor Ator Secundário em Série Limitada ou Telefilme) e Laurda Dern (Melhor Atriz Secundária em Série Limitada ou Telefilme).
Séries como This is Us, The Crown, Atlanta e The Night Of também premiaram os seus atores com galardões.
Houve, também, perdedores nos Emmys. The Crown, como falámos, que é uma produção caríssima da Netflix, ganhou apenas um prémio. Westworld, por exemplo, saiu sem estatuetas principais. Resta saber se a coisa irá mudar de figura quando estrearem as novas temporadas das respetivas séries.
Podes ver toda a lista de vencedores aqui.