NBC, Surma, Madrepaz e Mariana Bragada. Foram estes os artistas escolhidos entre os oito concorrentes da segunda semifinal do Festival da Canção, que decorreu ontem à noite, dia 23 de fevereiro, nos Estúdios da RTP.
Estes quatro nomes juntam-se a Matay, Conan Osíris, Calema e Ana Cláudia, artistas mais votados na primeira semifinal e que têm presença assegurada na Grande Final do Festival da Canção 2019.
Houve surpresas. Ninguém esperava que o júri, depois de ter dado somente sete pontos a Conan Osíris na primeira semifinal, brindasse Surma, autora e interprete de “Pugna”, com 12 pontos, ultrapassando, até, o favorito do público, NBC, que conseguiu os 12 pontos dos teleespectadores com “Igual a Ti”. Portanto, pode-se dizer que Surma foi o Conan Osíris desta segunda semifinal.
Vejamos as pontuações:
NBC – “Igual a Ti” (10 júri + 12 público = 22 pontos)
Surma – “Pugna” (12 júri + 6 público = 18 pontos)
Madrepaz – “Mundo a Mudar” (6 júri + 10 público = 16 pontos)
Mariana Bragada – “Mar Doce” (8 júri + 7 público = 15 pontos)
A segunda semifinal contou ainda com a atuação dos Kumpania Algazarra, que convidaram Carlos Mendes para interpretar “A festa da vida”, de 1972, e Manuela Bravo, que recordou “Sobe, sobe, balão sobe”, tema que Portugal levou à Eurovisão em 1979.
De relembrar que a Grande Final do Festival da Canção 2019 acontece no dia 2 de março, às 21h, na Portimão Arena, sendo que, a partir das 20h30, não será permitida a entrada de quem chega atrasado.
A gala final será conduzida pelos apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A canção vencedora irá representar Portugal no Eurovision Song Contest 2019 (Festival Eurovisão da Canção), que terá lugar a 14, 16 e 18 de maio, em Telavive, Israel.