A nova aplicação do Gemini para o Windows 10 e 11, abre com o atalho Alt + Espaço e consegue recorrer ao Gmail e Google Drive sem passar pelo navegador.
A Google lançou uma nova aplicação do Gemini para Windows, que permite utilizar o assistente diretamente no sistema operativo e sem ter de abrir o navegador. A aplicação funciona no Windows 10 e Windows 11 e pode ser chamada através do atalho Alt + Espaço.
Ao utilizar o atalho, o Gemini aparece numa janela sobre a aplicação que estiver aberta, onde é possível iniciar uma conversa, fazer perguntas ou trabalhar com o conteúdo que estiver a ser utilizado naquele momento.
A aplicação tem também acesso aos serviços da Google associados à mesma conta, podendo recorrer a informações presentes no Gmail e no Google Drive quando uma tarefa exigir dados guardados nesses serviços.
Nesta nova aplicação inclui-se o Gemini Spark, dedicado a tarefas executadas através de agentes de inteligência artificial, para além das ferramentas de criação de imagem e vídeo da Google; O Nano Banana para ser utilizado para gerar imagens; e o Gemini Omni trata da geração de vídeo, sem ser necessário sair da aplicação.
Para quem se preocupa com os recursos do computador, a aplicação pode permanecer aberta em segundo plano, mas, de acordo com a Google, foi desenvolvida para ter um impacto reduzido no desempenho. Adicionalmente, promete a adição de novas funcionalidades específicas do sistema operativo através de futuras atualizações.
