A nova área Top Eats da Uber Eats apresenta sugestões de chefs portugueses e foodies, identificadas com um selo próprio na app.
O Uber Eats celebrou o lançamento de uma nova funcionalidade em Portugal, designada Top Eats, num evento que reuniu os principais responsáveis da empresa, conceituados chefs de cozinha nacionais, criadores de conteúdo do universo digital e jornalistas.
A iniciativa, que visa introduzir o conceito de curadoria gastronómica na plataforma, assinala também uma nova fase no percurso da marca, que em dezembro do próximo ano completará 10 anos de operação no mercado português. Desde o seu lançamento, em dezembro de 2017, a empresa tem vindo a acompanhar, antecipar e moldar as profundas alterações nos padrões de consumo dos portugueses, transformando o serviço de entregas de uma ferramenta para necessidades pontuais numa utilidade presente no quotidiano das populações.
O período da pandemia de Covid-19 e os respetivos confinamentos constituíram um momento determinante para este setor, demonstrando a importância de plataformas como o Uber Eats para ligar os consumidores aos restaurantes e parceiros de retalho. Durante esse período, o serviço serviu de recurso para muitos cidadãos e permitiu que múltiplos estabelecimentos mantivessem as suas operações ativas, mesmo com as portas fechadas ao público. Para além disso, a pandemia incentivou a diversificação da oferta da plataforma, que até então estava focada predominantemente na restauração. A empresa expandiu o seu âmbito para o retalho alimentar, estabelecendo parcerias com grandes cadeias de supermercados como o Continente, o Intermarché e o Auchan, e passou a disponibilizar soluções de conveniência. Mais recentemente, a estratégia passou por incluir novas categorias de produtos, tais como saúde e beleza, eletrónica, artigos para a casa com a Leroy Merlin e artigos de desporto com a Decathlon, com o objetivo de agregar todas as necessidades dos consumidores numa única aplicação.
Este crescimento e sucesso têm estado intimamente ligados ao sucesso dos parceiros de negócio, sendo a plataforma considerada não apenas um canal de vendas, mas um parceiro estratégico que disponibiliza tecnologia, ferramentas de dados e apoio à expansão geográfica ou à criação de novas marcas. Portugal tem-se destacado como um mercado de teste e inovação no contexto da Europa e de África, tendo sido o primeiro mercado a nível global a lançar, por exemplo, serviços médicos em casa. O objetivo atual passa por entregar uma experiência cada vez mais personalizada e integrada aos consumidores, investindo em tecnologia e logística para que a plataforma funcione como um balcão único tanto para o retalho como para a restauração, ao mesmo tempo que reforça parcerias consideradas relevantes pelos utilizadores.
Assim, a nova iniciativa Top Eats surge para dar resposta à necessidade de orientação dos utilizadores perante a vasta e crescente panóplia de opções de restauração disponíveis no mercado. O conceito assenta na transposição da curadoria para o universo digital do Uber Eats, inspirando-se no hábito comum de procurar recomendações junto de amigos especialistas ou influenciadores digitais antes de escolher um local para comer ou um prato específico.

O projeto inicia-se com o lançamento de um podcast que junta os principais nomes da gastronomia nacional de topo, designadamente os chefs José Avillez, Justa Nobre, Kiko Martins, Rui Sequeira, Vítor Sobral e Olivier da Costa. Nestas conversas, conduzidas com criadores de conteúdo do meio digital, os chefs abordam o estado da gastronomia em Portugal, partilham segredos dos bastidores e histórias pessoais, e recomendam os seus restaurantes e pratos favoritos que se encontram disponíveis no Uber Eats, estendendo as sugestões também a espaços físicos para visitar. O painel de criadores de conteúdo e influenciadores digitais que participa nas conversas inclui projetos e nomes como A Pitada do Pai, Aqui Há Garfo, Gastropiço, O Comensal, Pedro o Bom Garfo e Teresa Castro Viana.
O conteúdo destas conversas será partilhado através de múltiplos formatos nas redes sociais, incluindo publicações mais curtas no Instagram e no TikTok, estando os episódios completos disponíveis no YouTube e no Spotify. Para concretizar esta componente de curadoria diretamente na aplicação, os utilizadores passarão a ter acesso a um espaço dedicado em destaque, sinalizado com o nome do par de chef e influenciador do respetivo mês, onde constarão todos os restaurantes e pratos por eles recomendados. Adicionalmente, todas as fotografias dos estabelecimentos e pratos integrados nesta curadoria passarão a ostentar um selo identificativo com a inscrição Top Eats Recomendado, facilitando a experiência de navegação e permitindo uma rápida identificação por parte dos utilizadores.
Esta celebração da cultura gastronómica conta com a participação de restaurantes de categoria premium, estando quase todos disponíveis em exclusivo na plataforma Uber Eats. Durante o evento onde o Echo Boomer esteve presente, foi também sublinhada a importância da representação e da valorização da cozinha tradicional portuguesa e dos produtos locais na plataforma Uber Eats. Apesar de a aplicação disponibilizar uma grande diversidade de cozinhas internacionais, como a gastronomia asiática ou italiana, e de conceitos modernos como as denominadas “dark kitchens” ou marcas exclusivas, a preservação dos sabores autóctones foi defendida como uma prioridade.
De acordo com os responsáveis, é fundamental assegurar uma forte presença de estabelecimentos focados na cozinha tradicional portuguesa para evitar a perda de identidade gastronómica. E aí, o papel dos chefs de cozinha foi apontado como crucial na missão de manter vivas as receitas tradicionais e os pratos típicos. Foi realçada a necessidade de educar e habituar as novas gerações, que frequentemente utilizam as plataformas de entrega ao domicílio para encomendar refeições para casa, a consumir estes pratos tradicionais, garantindo que estes continuam a ser apelativos e requisitados nos restaurantes.
E como seria de esperar, deliciámo-nos com um belo almoço. A começar pela Sopa de santola da Chef Justa Nobre, até porque uma boa refeição começa sempre com uma sopa. Seguiu-se o Tártaro de novilho puro do Chef Kiko Martins, composto por carne de novilho limpa e cortada à faca, temperada com gema de ovo confitada, creme de rábano, batatas fritas tipo pála-pála e uma alga nori desidratada para finalizar. Pouco depois, o tradicional Bacalhau à brás by Chef José Avillez, sucedido pelo Tteokbokki de camarão da costa by Chef Rui Sequeira, um prato de massa coreana com molho de kimchi.
A finalizar em beleza, o Arroz de pato do Chef Vítor Sobral, bem guloso por sinal, e um daqueles pratos tão tradicionais da gastronomia portuguesa que não se podem perder. Foi já com o estômago quase sem espaço que ainda devorámos um Bolo de gelado da Santini, feito com uma base de bolacha e uma cobertura de até três sabores de gelado da conhecida marca.
