A família da Steam Deck cresce com o ecossistema da Valve a receber três novos hardwares já em 2026.
Após uma longa espera, a Valve concretiza finalmente a sua ideia da Steam Machine, um computador de sala destinado a rivalizar com as consolas de última geração. E não chega sozinha. Integrada na família iniciada com a Steam Deck, a Valve juntou ao seu ecossistema três novos equipamentos. Para além da Steam Machine, há também o Steam Controller e o Steam Frame.
A Steam Machine, como muitos esperavam, é um computador baseado no SteamOS, o mesmo sistema operativo da Steam Deck, concebido para ser usado tanto numa sala como numa secretária.
O seu grande destaque é o formato compacto, em forma de cubo, com design limpo e personalizável, e características capazes de correr jogos de PC modernos até 4K a 240 Hz ou 8K a 60 Hz via DisplayPort 1.4, ou 4K a 120 Hz via HDMI 2.0. Ainda que as suas especificações, com CPU AMD Zen 4 e GPU RDNA 3, sejam modestas quando comparadas com computadores de alto desempenho, o equilíbrio entre tamanho e capacidade é o ponto-chave. Estas máquinas serão lançadas em dois modelos, um com disco SSD de 512 GB e outro de 2 TB.
A Steam Frame marca a próxima geração de dispositivos VR da Valve. Não se trata apenas de um headset, mas de um PC completo para jogos, que permite experiências em realidade virtual totalmente sem fios. Parte do ecossistema Valve, a Steam Frame corre igualmente o SteamOS de raiz e vem equipada com um processador Snapdragon 8 Series e 16 GB de memória RAM, preparada para correr nativamente jogos em VR. Contudo, permitirá também ligação direta a outros PCs e dispositivos para experiências mais exigentes, através de um adaptador sem fios incluído.
O terceiro novo elemento da família é o muito aguardado Steam Controller, um comando sem fios concebido com base no feedback e nas experiências com a Steam Deck. O novo comando conta com todas as capacidades hápticas da máquina portátil e destaca-se pela presença de dois trackpads incorporados num formato simétrico. Compatível com o maior número possível de jogos, em todo o hardware da Valve e não só, o Steam Controller vem equipado com analógicos magnéticos de última geração e de longa duração, vibração de alta definição, giroscópio e botões traseiros programáveis.
Os três novos produtos da família Steam ficarão disponíveis a partir de 2026, com um lançamento simultâneo em todo o mundo. Quanto aos preços de cada um, a Valve promete anunciá-los mais perto da data de lançamento, ainda por definir.
