A Nintendo anuncia que Doug Bowser está de saída a 31 de dezembro de 2025, com Devon Pritchard a assumir a presidência e Satoru Shibata nomeado CEO da filial norte-americana.
A Nintendo anunciou que Doug Bowser, atual presidente e COO da Nintendo of America, vai reformar-se no final do ano. A sucessão será feita por Devon Pritchard, executiva que integra a empresa desde 2006 e que, nos últimos anos, liderou as divisões de vendas, marketing e comunicação.
O percurso de Bowser na Nintendo começou em 2015 como vice-presidente de vendas e marketing. No ano seguinte foi promovido a vice-presidente sénior e, em 2019, sucedeu a Reggie Fils-Aimé, que se retirava da presidência após mais de uma década. Enquanto Fils-Aimé ficou associado ao período de transição da Nintendo Wii U para o sucesso da Nintendo Switch, Bowser acabou por guiar a companhia pela fase final da vida da consola híbrida, acompanhando também a expansão da marca para novas áreas de entretenimento, como o cinema e os parques temáticos, e o início da geração da Nintendo Switch 2.
Em comunicado, Bowser descreveu o cargo como “a honra de uma vida”, destacando os resultados alcançados pela equipa e a experiência proporcionada aos jogadores. “Agora é tempo de uma nova geração de liderança e o percurso da Devon fala por si”, afirmou, sublinhando a confiança na sua sucessora.
Pritchard, que desde 2021 é responsável pela área de receitas, marketing e experiência do consumidor, foi apontada como a escolha natural para liderar a Nintendo of America. A gestora controla atualmente o crescimento das vendas digitais e físicas, coordena campanhas publicitárias, eventos, redes sociais e conteúdos originais. Ao assumir a presidência, torna-se também a primeira mulher a liderar a Nintendo of America, para além de passar a integrar o conselho de administração da filial e o quadro de executivos da Nintendo no Japão.
“Estou entusiasmada por assumir este novo papel”, declarou Pritchard, acrescentando que Doug Bowser foi “um mentor fantástico” e que o objetivo passa por continuar a surpreender os fãs de longa data, ao mesmo tempo que se atrai um público novo para o universo Nintendo.
A transição de liderança contará ainda com uma terceira figura, Satoru Shibata, antigo presidente da Nintendo of Europe e um dos executivos mais veteranos da companhia, será nomeado CEO da Nintendo of America. Shibata acumulará este cargo com os papéis que já desempenha como managing executive officer, corporate director e membro da direção na Nintendo japonesa.
Em comunicado, também o presidente global da Nintendo, Shuntaro Furukawa, agradeceu publicamente o trabalho de Doug Bowser, destacando o impacto do seu contributo e a confiança no futuro sob a liderança de Pritchard.
A mudança de direção entrará em vigor oficialmente a 31 de dezembro de 2025.