Navegador Opera recebe tradutor integrado e melhorias no ecrã dividido

- Publicidade -

O Opera 120 chega com reforço de algumas funcionalidades e com foco na estabilidade e organização do navegador.

A versão mais recente do navegador Opera para computadores, o Opera 120, já está disponível e traz consigo uma série de novidades pensadas para melhorar a experiência do utilizador, destacando-se um tradutor integrado com suporte para mais de 40 idiomas e aperfeiçoamentos no modo de ecrã dividido.

Baseado na versão 135.0.7049.115 do Chromium, o Opera 120 dá um passo importante ao eliminar a necessidade de extensões externas para tradução de páginas web. O sistema de tradução, alimentado pela plataforma Lingvanex, funciona em servidores localizados na Europa, garantindo — de acordo com a própria empresa — padrões elevados de privacidade e proteção de dados, já que os conteúdos traduzidos não são partilhados com terceiros.

Apesar desta ser uma funcionalidade que já existe nativamente em outros navegadores como o Chrome, Edge, Firefox e Safari, a chegada da funcionalidade ao Opera é vista como um avanço importante na competitividade da aplicação. Mas para além da tradução, o Opera 120 chega com correções e melhorias no modo de ecrã dividido, que agora permite movimentar separadores entre Ilhas de Guias — grupos automáticos de separadores organizados com base no contexto — bem como abrir ecrãs divididos dentro de uma Ilha. O comportamento da barra de ferramentas também foi melhorado, assegurando o acesso contínuo a funções como downloads, extensões, capturas de ecrã e favoritos, mesmo durante a utilização do ecrã dividido.

Outras áreas do navegador também foram alvo de melhorias, nomeadamente o Gestor de Palavras-passe, o Miniplayer, a VPN integrada e a funcionalidade exclusiva das Ilhas de Guias, que permite ao utilizador manter uma navegação mais organizada e visualmente clara.

Embora nem todas as atualizações se destaquem à primeira vista, são precisamente estas melhorias incrementais, e a correção de falhas, que ajudam a construir uma experiência sólida e estável, crucial para fidelizar utilizadores e competir num mercado cada vez mais exigente. O Opera 120 já se encontra disponível para Windows, macOS e Linux (nos formatos .deb, .rpm e snap). Os utilizadores com o navegador já instalado deverão receber a atualização automaticamente ou poderão instalá-la manualmente através dos gestores de pacotes do sistema operativo.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados