O Moza R5 Bundle surpreende pela precisão, resposta e sensação de pista – ainda por cima a um preço competitivo.
Num mercado de sim racing em constante crescimento, a Moza Racing tem vindo a destacar-se como uma marca capaz de oferecer soluções competitivas a preços acessíveis, especialmente para quem está a dar os primeiros passos ou procura uma configuração sólida sem comprometer o orçamento. Tive a oportunidade de testar o Moza R5 Bundle para PC, complementado com o SR-P Lite Brake Pedal Performance Kit e o novo SR-P Lite Clutch Pedal, e a experiência revelou-se surpreendentemente positiva.
O Moza R5 Bundle inclui o volante Moza ES, a base R5 Direct Drive de 5.5Nm, e os pedais SR-P Lite (acelerador e travão). Apesar do formato compacto da base, a força gerada é mais do que suficiente para transmitir com fidelidade as nuances da pista e o comportamento do carro. A suavidade e o detalhe do force feedback são notórios, especialmente considerando que estamos a falar de uma base de entrada no mundo Direct Drive.
Começando por falar no volante ES, apresenta-se com uma construção robusta em plástico, mas com bons acabamentos e um design funcional. Os botões são acessíveis e têm uma resposta satisfatória. Naturalmente, não oferece materiais premium como fibra de carbono ou pele, mas o foco aqui é funcionalidade e desempenho – e nisso cumpre muito bem.
A compatibilidade com o ecossistema Moza é um ponto extra a favor, pois o volante é removível e substituível por outras opções da marca, permitindo futuras melhorias sem mudar toda a base.
Quanto aos pedais SR-P Lite, um dos pontos que mais os limita é a ausência de um travão com resistência progressiva. É aqui que entra em ação o Performance Kit, composto por molas e elastómeros que simulam a compressão de um sistema hidráulico. A instalação é simples e, após feita, nota-se uma diferença imediata na sensibilidade do pedal do travão.
Este upgrade permite uma maior modulação e controlo da travagem, oferecendo uma sensação mais realista e facilitando o desenvolvimento de memória muscular – algo essencial para quem procura melhorar tempos por volta ou consistência em pista. E de facto notei bastantes melhorias após a instalação desse kit de performance. Devo também indicar que, no meu rig, estou habituado a usar pedais hidráulicos e com Load Cell, pelo que posso colocá-lo num patamar ligeiramente alto, mas a verdade é que me lembro bem de jogar com o meu Logitech G29 de entrada de gama, e sem dúvida que este bundle – e sobretudo com este kit de performance para o travão -, representam um salto considerável.
Já o terceiro elemento do Moza R5 Bundle é o pedal de embraiagem SR-P Lite, pensado para quem pretende simular experiências mais imersivas, como corridas de GT clássicos ou fórmulas antigas. Tal como os restantes pedais do conjunto Lite, a construção é em metal, garantindo durabilidade e resistência ao uso intensivo.
A resistência do pedal é adequada para a gama em que se insere e, apesar de não ter um ponto de fricção muito marcado, cumpre bem a sua função para trocas de mudança manuais. Para quem usa caixa em H ou apenas quer uma experiência mais completa, é um acessório essencial.
O Moza R5 Bundle com o Brake Performance Kit e o pedal de embraiagem representa uma das melhores portas de entrada no universo do Direct Drive. A qualidade de construção, o suporte via software (Moza Pit House) e a possibilidade de expansão tornam esta solução extremamente apelativa. Claro que existem opções mais avançadas no mercado, mas, por este preço – 479€ mais 45,90€ pelo SR-P Lite Clutch Pedal e 31,90€ pelo Performance Kit for SR-P Lite -, a Moza dá-nos um conjunto completo, bem equilibrado e com verdadeira sensação de corrida. Para quem começa ou quer uma segunda estação de sim racing sem comprometer a qualidade, esta é uma aposta segura.
Este produto foi cedido para análise pela Moza.