Um soulslike que serve a fórmula à risca no que toca ao level design e ao sistema de combate, mas que consegue introduzir alguns elementos mecânicos que revitalizam a sua jogabilidade e o elevam ao patamar de “boa aposta” para todos os fãs do género.
Enquanto a popularidade dos soulslike continua a expandir-se pela indústria dos videojogos como um polvo, encontramos progressivamente novas tentativas que procuram ir além da fórmula introduzida pela FromSoftware, sem romperem definitivamente com os moldes do género. Se Nioh e Lies of P encontraram a sua unicidade através de uma estrutura dividida por missões, onde a descoberta de armas e equipamentos é tão essencial como um leque extenso de habilidades únicas, e também pela aposta num sistema profundo de parry com novas opções de personalização nas armas e equipamentos, outros almejaram essa peculiaridade através de desvios certeiros numa jogabilidade que começa a ser previsível.
No caso de AI Limit, a Sense Games procurou percorrer esta linha tão ténue entre a homenagem e a busca por identidade ao assumir mecânicas inseparáveis aos soulslike, como o desvio e a utilização de bonfires – aqui intituladas de Branches –, mas também ao recusar a barra de stamina e ao apostar num sistema de combate mais assente no risco e recompensa. O Sync Rate não é propriamente inovador, mas é um sistema interessante que relega a utilização das armas, habilidades e até das opções de defesa a uma única barra de energia. Quanto mais atacamos, mais Arrisa, a nossa protagonista, tornar-se-á resistente, mas para termos acesso às suas habilidades especiais, temos de gastar a mesma energia que a torna tão mais resiliente em combate. Com bom level design, sempre assente na descoberta de atalhos num mundo interligado, e com controlos rápidos e muito fluídos, com a possibilidade de podermos cancelar ações com facilidade, AI Limit não é propriamente um destaque no género, mas é muito sólido, divertido e até inicialmente acessível para todos os curiosos.
Cópia para análise (versão PlayStation 5) cedida pela Publisher CE-Asia.