Tap to Pay da Apple chegou a Portugal

- Publicidade -

Com o Tap to Pay da Apple, comerciantes e freelancers podem receber pagamentos diretamente no seu iPhone, sem a necessidade de terminais adicionais.

Foi em 2023, e já depois de, ano anterior, ter disponibilizado a funcionalidade nos Estados Unidos, que a Apple fez chegar à Europa o Tap to Pay, uma funcionalidade que permite que comerciantes e freelancers possam receber pagamentos sem que necessitem de um terminal de pagamento, os chamados TPA.

No entanto, essa expressão na Europa era algo tímida, apenas com alguns países com o serviço disponível. Pois bem, a Apple acaba de expandir esta funcionalidade para outros países europeus, onde se encontra Portugal. Significa, portanto, que empresas, ou outros indivíduos, podem agora receber pagamentos diretamente no seu iPhone.

Para que os pagamentos sejam aceites, os clientes só precisam de aproximar o seu cartão contactless ou dispositivo de pagamento do iPhone do comerciante até que a transação esteja concluída, tal como com um terminal de pagamento contactless tradicional.

A experiência de pagamento com Tap to Pay no iPhone é intuitiva e segura. O ecrã do dispositivo apresenta informações claras sobre a transação, incluindo o valor a pagar, o nome do comerciante, um ícone representativo da categoria do serviço ou produto e instruções sobre onde posicionar o cartão ou dispositivo para efetuar o pagamento, ao passo que os dados das transações são protegidos por tecnologia de encriptação e processados através do Secure Element, garantindo privacidade e segurança. E tal como acontece com o Apple Pay, a Apple não tem acesso a informações sobre os produtos adquiridos nem sobre os clientes que realizam as compras.

Além de processar pagamentos, o Tap to Pay no iPhone pode ser utilizado para ler cartões bancários sem efetuar uma cobrança imediata. Isto permite, por exemplo, adicionar um cartão ao perfil de um cliente para pagamentos recorrentes, como mensalidades de ginásios, ou consultar compras anteriores para facilitar reembolsos sem necessidade de recibo. Esta funcionalidade é compatível com cartões de crédito e débito contactless, Apple Pay, Apple Watch e outros dispositivos móveis que utilizem carteiras digitais.

A funcionalidade também suporta a leitura e emissão de cartões de fidelização, descontos e pontos através da tecnologia NFC. Os comerciantes que integrem cartões de fidelização no Apple Wallet podem associar este serviço ao Tap to Pay no iPhone, permitindo a adesão de clientes ao programa de benefícios no momento da transação.

Em Portugal, a Revolut já disponibilizou esta novidade na sua aplicação, bem como a Adyen, myPOS, Stripe, Mollie, Viva e SumUp.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados