O futuro dos videojogos da Microsoft está no streaming com Project xCloud, começando já em 2019.
Durante a E3 2018, a Microsoft largou um pequeno teaser deste seu novo projeto, mas agora já há um anúncio oficial que inclui até alguns detalhes.
O Project xCloud vai ser uma expansão da plataforma Xbox, prometendo levar os videojogos da consola a qualquer ecrã, seja uma televisão, um monitor, um smartphone ou um tablet.
Este novo serviço vai concorrer com o atual serviço da PlayStation, o PS Now, e com o recentemente anunciado Project Stream da Google, que usa o browser Chrome como plataforma central.
No vídeo partilhado no blog da Microsoft, a equipa da Xbox explica um pouco do conceito por detrás do Project xCloud e como é que pretendem levar os jogos da Xbox a todo o lado.
Phil Spencer, chefe do departamento Xbox, começa por levantar uma questão bem simples: “E se toda a gente no mundo pudesse jogar Halo?” Halo é a série que define a marca e esta questão é apenas um exemplo da acessibilidade que este projeto promete, independentemente se o utilizador tem ou não uma Xbox.
O Project xCloud está a ser desenhado para os consumidores atuais, isto é, os jogadores que usam a Xbox e o Windows 10 para jogar, mas que procuram uma alternativa móvel e acessível, permitindo que joguem os seus jogos favoritos onde e como quiserem. E para os jogadores que gostavam de entrar no mundo Xbox sem a necessidade de ter uma consola ou um computador decente para os jogos mais exigentes, esta é a solução.
No mesmo vídeo, a equipa também explica que este serviço e o desenvolvimento feito nesta plataforma não vai substituir a experiência de sofá com um jogo a correr em tempo real numa máquina, mas que servirá como uma alternativa e uma solução em relação ao modo como temos acesso aos videojogos hoje em dia.
Para levar a cabo a sua promessa, com a ajuda dos servidores da Azure, a Microsoft vai começar por lançar o serviço em apenas algumas regiões – 54 regiões, para sermos mais precisos – onde estão a ser instalados servidores constituídos por milhares de consolas Xbox One adaptadas para levar os jogos da máquina aos diferentes dispositivos com o mínimo de latência possível.
Esta promessa inclui ainda a capacidade de os jogadores poderem usar os comandos da Xbox One em qualquer dispositivo compatível e, no caso dos dispositivos touch, até a possibilidade de usar controlos táteis.
O desenvolvimento deste projeto tem dado especial atenção a diferentes tipos de ligação, incluindo até as ligações 4G e as futuras ligações 5G, o que significa que, no futuro, será até possível jogar Halo ou Forza em qualquer lugar.
Ainda sem uma data concreta ou indicação de que regiões é que terão acesso inicial, as fases de teste deste serviço vão começar já em 2019.