O Android 16 tornar o processo de desbloqueio mais eficiente

- Publicidade -

Com a mais recente versão de testes do Android 16, começam-se a conhecer algumas das suas novas funcionalidades.

A Developer Preview 2 do Android 16, o sistema operativo móvel da Google, já chegou a alguns utilizadores e programadores, repleta de otimizações. E agora, foi descoberta uma nova funcionalidade que certamente interessará a todos os utilizadores preocupados com a privacidade dos seus dispositivos.

Durante os primeiros testes nas mãos dos utilizadores, foi detetada uma nova funcionalidade chamada “Desbloqueio de impressão digital com ecrã desligado”, que permite aos utilizadores desbloquear os seus smartphones através do sensor ultrassónico de impressão digital, sem precisar de ligar primeiro o ecrã do equipamento.

Esta opção está disponível nos smartphones Google Pixel 9, acedendo às Definições, navegando até à secção Segurança e Privacidade, Desbloqueio de dispositivo, Desbloqueio facial e impressão digital, e, finalmente, Desbloqueio de impressão digital. Ao ativar a opção “Desbloqueio de impressão digital com ecrã desligado”, os utilizadores poderão testar esta funcionalidade.

Os sensores ultrassónicos já são mais fiáveis, e rápidos, do que os sensores óticos padrão. Recorrer aos mesmos sem ligar o ecrã pode não só poupar alguns segundos na sua utilização recorrente, tornando a experiência de utilização mais orgânica, mas também poderá poupar o botão de ligar/desligar de algum desgaste natural. Contudo, como esta opção é opcional, os utilizadores podem sempre decidir não ativá-la caso receiem desbloquear o telefone acidentalmente.

Os modelos Pixel mais antigos, embora possam fazer o download do Developer Preview 2 do Android 16, por não possuírem o sensor de impressão digital necessário para tirar partido desta nova funcionalidade, não terão acesso à opção, pois nem sequer aparece para esses modelos. Outros telefones equipados com sensores ultrassónicos, como o Samsung Galaxy S24 e modelos mais antigos da linha Galaxy S, também poderão beneficiar desta funcionalidade quando o Android 16 estiver disponível nesses dispositivos.

Android 16 permite utilizar o sensor de impressão digital mesmo com o ecrã desligado

A Google surpreendeu a comunidade ao lançar versões de desenvolvimento do Android 16 muito mais cedo do que o habitual. Embora a versão final de uma nova edição do Android seja normalmente disponibilizada entre outubro e dezembro, a versão final do Android 16 vai ser lançada já em maio. Essa data irá coincidir com o período habitual do Google I/O, o grande evento anual de software da empresa.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados