A empresa pretende renovar a sua imagem de marca para algo mais moderno, mas com os mesmos valores.
A Mozilla, empresa responsável por produtos como Firefox e Thunderbird, apresenta-se com uma nova identidade de marca, 25 anos após a sua fundação, que visa sublinhar os valores fundamentais da empresa. A organização, que desde a sua fundação está comprometida com uma Internet livre e aberta, está a modernizar a sua imagem.
Esta transformação vai além de uma simples atualização visual. Em colaboração com a agência de branding Jones Knowles Ritchie (JKR), a Mozilla desenvolveu uma nova identidade que reflete a sua posição como pioneira em direitos digitais e inovação. O foco está em voltar a colocar os utilizadores no centro, devolvendo-lhes o controlo de suas experiências digitais.
O novo design da marca foi desenvolvido com a participação dos funcionários e da comunidade Mozilla. Um elemento central é o novo símbolo da bandeira, que encarna o espírito ativista da organização. Baseado na letra “M” de Mozilla, o símbolo contém uma referência subtil ao conhecido símbolo do Tiranossauro Rex de Shepard Fairey:
Mozilla aposta numa nova imagem
A nova identidade da marca apoia a sua conhecida estratégia “Reclaim the Internet”, que é particularmente relevante em tempos de violações de dados, desafios de inteligência artificial e desinformação.
A transição para a nova identidade da marca já está em andamento, mas é vista como um processo contínuo. A Mozilla tem planos para continuar a desenvolver, e adaptar, a marca aos novos requisitos, apresentando-se para inovações futuras nas áreas de inteligência artificial e desenvolvimento de produtos.