Electrão alarga serviço de recolha de eletrodomésticos a Mafra

- Publicidade -

Este alargamento cobre uma população de mais de 87 mil habitantes, uma vez que está disponível nas 11 freguesias e uniões de freguesias do concelho de Mafra.

O serviço de recolha de grandes eletrodomésticos promovido pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos foi recentemente alargado a Mafra.

Com esta expansão, Mafra torna-se o nono concelho da Área Metropolitana de Lisboa a beneficiar deste serviço gratuito, que tem como objetivo recolher e reciclar equipamentos elétricos em fim de vida. Este alargamento cobre uma população de mais de 87.000 habitantes, uma vez que está disponível nas 11 freguesias e uniões de freguesias do concelho, incluindo localidades como Ericeira, Malveira e Venda do Pinheiro.

Para recorrer a este serviço, basta contactar o número gratuito 800262333. O pedido destina-se à recolha de eletrodomésticos de grande porte, como frigoríficos, máquinas de lavar ou arcas congeladoras. Contudo, no momento da recolha, também é possível entregar pequenos dispositivos elétricos, como telemóveis ou lâmpadas, bem como pilhas e baterias usadas.

Uma das grandes vantagens deste serviço é a conveniência. A equipa do Electrão encarrega-se de recolher os equipamentos diretamente na casa, garagem ou arrecadação, garantindo a sua correta destinação para reciclagem.

Equipamentos que ainda estejam em condições de funcionamento são encaminhados para unidades especializadas, que garantem a descontaminação e o aproveitamento seguro dos materiais. A partir daí, e se estiverem em condições, serão entregues a instituições de solidariedade, promovendo a reutilização e apoiando causas sociais.

O serviço também ajuda a combater o desvio de resíduos elétricos para circuitos paralelos, uma prática comum quando estes são deixados na via pública. Além disso, contribui para superar limitações logísticas na recolha de equipamentos usados e evita a acumulação desnecessária de eletrodomésticos obsoletos nas casas dos cidadãos.

Desde o início do projeto, em 2021, já foram encaminhadas para reciclagem mais de 314 toneladas de equipamentos elétricos avariados ou obsoletos na região da Grande Lisboa.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados