A Google tem intenções de voltar a disponibilizar a atualização ainda este ano.
No passado mês de maio, a Google anunciou o WearOS 5, a nova versão do sistema operativo para os smartwatches, que chegou ao mercado a equipar o Google Pixel Watch 3. E como sempre, no passado mês de setembro essa versão do WearOS foi disponibilizada para outros equipamentos compatíveis, como os Pixel Watch 1 e 2.
Contudo, a Google revelou agora que teve de suspender a disponibilização do WearOS 5 para os Pixel Watch de primeira e segunda geração. Alguns problemas com a atualização estão a afetar os utilizadores, levando mesmo a que muitos equipamentos ficassem inutilizados.
Poucos dias após o anúncio da grande atualização para os smartwatches “antigos”, precisamente dois dias depois (26 de setembro de 2024), a Google foi forçada a suspender o lançamento da atualização uma vez que alguns utilizadores depararam-se com o bloqueio total do seu dispositivo. A equipa de programadores da Google está atualmente a trabalhar para resolver os problemas e retomar o lançamento da atualização:
“Planeamos retomar a implementação do WearOS 5 nesses dispositivos ainda este ano, assim que os problemas observados forem resolvidos, e partilharemos atualizações adicionais com a nossa comunidade assim que estiverem disponíveis.”
Pixel Watch de primeira e segunda geração com problemas causados pelo WearOS 5
Para aqueles que, infelizmente, foram afetados pelo problema da atualização, a Google sugere que tentem realizar uma reinicialização completa ou, até mesmo, restaurar o Pixel Watch para as configurações de fábrica:
- No primeiro caso, precisarão de manter pressionada a coroa e o botão lateral durante pelo menos 35 segundos, até que o G branco apareça. Neste ponto, o relógio deverá funcionar novamente.
- No entanto, se este reinício forçado não for suficiente, será necessário restaurar as configurações de fábrica, operação que implica a perda de todos os dados do relógio. Tendo isso em mente, sigam o caminho “Definições > Geral > Restaurar”, em seguida, toquem em “Restaurar” e insiram o PIN para confirmar.
- Se nenhuma das duas soluções anteriores funcionar, podem tentar algo mais técnico: a recuperação através do Fastboot.
- Liguem o relógio e, assim que o logótipo G aparecer em branco, toquem simultaneamente nos cantos superior esquerdo e inferior direito do relógio.
- Utilizem o botão lateral para rolar até “Modo de recuperação” e pressionem a coroa.
- Quando a mensagem “No Command” aparecer, mantenham pressionada a coroa e deslizem para cima no ecrã ao mesmo tempo.
- Façam scroll para baixo (através do botão lateral) até “Wipe data/factory reset”.
- Deslizem para a direita para redefinir o vosso relógio e PIN.
- Deslizem novamente para a direita para confirmar.