25 anos de história e evolução demonstrados num trailer com pouco menos de 1 minuto.
A data de hoje, 11 de outubro de 2024, vai ficar marcada na história da NVIDIA por ser o dia em que se comemora o 25º aniversário daquela que é considerada a mãe de todas as placas gráficas de consumo, a Geforce 256. Lançada neste dia, mas em 1999, essa foi a primeira placa gráfica do mundo a ser disponibilizada ao consumidor final.
A NVIDIA GeForce 256 representou um grande avanço em comparação aos aceleradores gráficos 3D, pois ajudou a redefinir os videojogos ao introduzir as tecnologias de hardware Transform e Lighting, aliviando a carga do CPU e mudando a atenção dos programadores para o GPU.
Para além do jogos que deixaram a sua marca, como Unreal Tournament e Quake III Arena, a GeForce 256 também contribuiu para avanços significativos na pesquisa de inteligência artificial, fluxos de trabalho de criação de conteúdo e desenvolvimento de tecnologia nas últimas décadas.
Esta placa gráfica da NVIDIA lançou as bases para um futuro impulsionado pela inteligência artificial, permitindo mesmo que a empresa se tornasse na empresa mais valiosa do mundo.
Geforce 256 comemora o seu 25º aniversário
Agora, 25 anos depois, há grande expectativa em torno da GeForce RTX 5090, que poderá ter direito à sua estreia no próximo mês de janeiro com especificações monstruosas. Porém, poderá será acompanhada por uma irmã mais “modesta”, a GeForce RTX 5080.
A empresa afirma que as comemorações nas suas redes sociais começam hoje e, para festejar esta data histórica, disponibilizou um trailer no YouTube, que podem conferir acima.
Ena, já sou velho! comprei a DDR