Google Fotos pode começar a rotular imagens geradas ou editadas por inteligência artificial

- Publicidade -

A nova funcionalidade do Google Fotos vai identificar conteúdo que foi editado ou criado por inteligência artificial.

Distinguir uma fotografia de uma imagem gerada, ou manipulada, pela inteligência artificial, torna-se cada vez mais difícil à medida que os modelos generativos tornam-se cada vez mais poderosos. Nessa perspetiva, o Google Fotos poderá, em breve, ajudar-nos a entender se o que estamos a ver é real ou não, através de uma nova funcionalidade.

O código na versão 7.3 da aplicação do Google Fotos sugere que a aplicação poderá identificar se uma imagem é gerada por inteligência artificial e rotulá-la com o texto apropriado, como “Criada com IA da Google” se tiver sido gerada pelo Google Gemini, ou “Gerada com Google Photos AI” se tiver sido editada com Magic Editor. O Fotos também pode identificar a inteligência artificial, ou modelo, que gerou a imagem ou alterações, e essas informações podem aparecer na secção de detalhes da imagem e também nos dados EXIF.

Magic Editor

Google Fotos ganha nova funcionalidade interessante

O Google Fotos poderá, portanto, exibir metadados de crédito IPTC nas imagens, o que deve ajudar os utilizadores a entender se uma imagem é gerada por IA ou não. Contudo, essa funcionalidade não está atualmente ativa na aplicação, mas, dada a rápida proliferação de imagens geradas por IA, é provável que a Google não espere muito tempo para apresentá-la e disponibilizá-la.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados