Nova versão da famosa aplicação chega para facilitar algo que se antevê complicado para quem não tem um computador recente.
O lançamento do Windows 11 24H2 está em andamento. E se alguns utilizadores já estão a aproveitar essa versão do sistema operativo, outros aguardam enquanto a Microsoft garante que nada vai atrapalhar o funcionamento do computador. E existem ainda outros utilizadores que já sabem que não terão direito à versão mais recente do Windows 11 por não possuírem uma máquina que cumpra os requisitos técnicos impostos.
A Microsoft pode fornecer uma solução “simples” neste caso, mas a maioria das pessoas envolvidas prefere encontrar uma forma indireta de instalar o Windows 11 24H2. E não é isso que falta, já que diversos programas disponíveis na Web permitem que tal seja feito com mais ou menos facilidade. Entre eles, há uma aplicação para o qual esta não é a função principal, mas que faz muito bem o seu trabalho em ajudar os utilizadores: o Rufus. Originalmente, o software foi programado para criar uma Pen USB de instalação do Windows ou do Linux, mas, com o passar do tempo, ganhou novas funcionalidades.
Assim, é possível utilizar o Rufus para forçar a atualização para o Windows 11 24H2, utilizando um sistema que vai enganar a verificação de pré-requisitos. Este último, porém, não funcionou em alguns sistemas mais antigos. O programador do Rufus, Pete Batard, rapidamente resolveu o problema por conta própria, publicando primeiro um script para ser executado antes de iniciar a instalação.
O programador esclareceu que se tratava de uma correção adicional que será incluída na próxima atualização da ferramenta, pelo que “basta carregar duas vezes em setup.exe” para iniciar o processo. Uma versão alfa está disponível enquanto se aguarda pela versão final, que contará com o numero de versão 4.6.
Windows 11 24H2 pode ser instalado facilmente através do Rufus
De salientar que isto aplica-se apenas a atualizações “in-loco”, ou seja, sem terem de apagar o sistema operativo presente no computador. Também não se esqueçam de verificar se o vosso processador conta com a tecnologia POPCNT, já que é indispensável para executar o sistema da Microsoft.
Se quiserem, podem descarregar a versão mais recente do Rufus no site oficial, e para isso só precisam de aceder aqui.