Mais uma vez, a plataforma do OLX está a ser utilizada para práticas nada recomendadas… apesar da plataforma ser alheia a esse problema.
Trata-se de uma situação crescente: cada vez mais compradores deparam-se com processadores AMD topo de gama e de baixo preço que se revelam falsos. A coisa é bem conhecida: se o negócio parece bom demais para ser verdade, certamente alguma coisa não está certa.
Muitos utilizadores da Internet relatam ter sido alvo de uma fraude na plataforma romena de vendas online OLX. Multiplicam-se os anúncios relativos à venda de processadores AMD Ryzen 7 7800X3D ao preço imbatível de apenas 300€, novos.
Os processadores chegam numa caixa, exibem uma capa com gravuras AMD e a referência correta, mas depois de instalados, o PC recusa-se a iniciar. Parece não haver nada que diferencie o processador falso do real, ou quase. A cor do circuito impresso é ligeiramente diferente, os condensadores não têm adesivo e o painel é ligeiramente inferior em 0,3 mm ao original. Nada é óbvio, mesmo para os verdadeiros conhecedores…
Ao retirar a tampa, percebemos onde está a burla: não há molde, mas plástico. A embalagem do CPU também é idêntica à real e estamos assim perante uma burla muito bem organizada, com especial cuidado para enganar os compradores até ao último momento.
Até agora, a fraude consistia em trocar chips de referência de geração mais antiga ou de nível básico por chips mais novos e de última geração. Trata-se de produzir falsificações com alto nível de detalhe.
Falsos processadores AMD Ryzen 7 7800X3D estão a ser vendidos com preços muito baixos
Como tal, nunca é demais alertar: Cuidado com as ofertas muito tentadoras em sites de vendas online. Uma burla nunca está longe de acontecer e, em caso de dúvida, a abstenção tem precedência sobre todo o resto.