Android 15 Beta 2.1 chega para corrigir um bug que chegou com a versão anterior.
Menos de uma semana após a disponibilização da versão beta 2, a Google disponibilizou o Android 15 Beta 2.1, que como podem perceber pelo numero de versão, trata-se de uma versão incremental, mas que ainda assim demonstra que a gigante das pesquisas está a trabalhar num ritmo muito acelerado no desenvolvimento do seu sistema operativo.
A Google menciona apenas uma correção de bug que diz respeito à criação de um espaço privado num dispositivo Pixel e ao desaparecimento de ícones, do ecrã inicial, de diversas aplicações. A Google disse que, quando lançou a Beta 2.0, que uma correção chegaria “nos próximos dias”, e essa promessa foi integralmente cumprida.
Para quem não sabe, o Android 15 Beta 2.1 está disponível para os equipamentos da série Google Pixel (a partir do Pixel 6). Se estão interessados em instalar no osso equipamento, deverão visitar esta página, fazer login com a vossa conta Google e deixarem-se guiar pelas instruções que vão aparecendo no ecrã. De notar que a versão beta também já está disponível em alguns dispositivos não Pixel. Trata-se de smartphones da Honor, iQOO, Lenovo, Nothing, OnePlus, OPPO, Realme, Sharp, Tecno, Vivo e até da Xiaomi.
Aqui ficam as principais novidades que chegaram com a beta 2.0 e estão no Android 15 Beta 2.1
- Espaço privado: um espaço seguro no smartphone onde podem armazenar aplicações confidenciais. Isto está sujeito a autenticação adicional e a um perfil de utilizador separado. Podem optar por bloqueá-lo com o bloqueio do dispositivo do vosso telefone ou podem ter o vosso próprio sistema de bloqueio. O espaço privado está num container separado no launcher do vosso telefone e o conteúdo gerado ou carregado pelo utilizador permanece separado do espaço principal ou não privado.
- Multitarefa em dispositivos de ecrã grande: a multi-tarefa em ecrãs grandes no Android 15 agora foi melhorada com a fixação da barra de tarefas. Isso deve facilitar a alternância entre aplicações.
- Suavidade Picture-in-Picture: Esta nova versão beta permite uma transição mais suave ao entrar no modo PiP. A Google está a fazer alterações para melhorar a animação de entrada e evitar oscilações.
- Predictive Back: O gesto preditivo para trás não está mais oculto atrás de uma opção do programador, o que deve reduzir a quantidade de suposições ao utilizar o gesto para trás no Android.
- Efeitos de vibração em canais de notificação: É possível definir efeitos de vibração específicos em canais de notificação.
- Mais dados do Health Connect: com a atualização mais recente do Health Connect, a Google adiciona duas novas métricas, temperatura da pele e planos de treino.