Do peixe comprado diariamente em lotas nacionais, ao azeite 100% português.
Foi em 2019 que a Mercadona chegou pela primeira vez a Portugal. Desde então, e ano após ano, tem vindo a reforçar o volume de compras a fornecedores nacionais e a sua aposta no setor primário português, tendo aumentado 49% em 2023. Nesse ano, a empresa comprou cerca de 1.178 milhões de euros a 1.000 fornecedores comerciais e de serviços. – em comparação, em 2019, e com as suas primeiras lojas, a Mercadona investiu 217 milhões de euros.
Esse número irá sempre aumentar, pois não nos podemos esquecer que, além dos 49 supermercados já a funcionar em Portugal, a Mercadona vai, este ano, abrir mais 11 supermercados no país, chegando a dois novos distritos: Guarda, já no próximo dia 16 de maio, e Évora.
Do peixe comprado diariamente em lotas nacionais, ao azeite 100% português ou à pera rocha do Oeste, a empresa procura os melhores fornecedores especialistas, de Norte a Sul até às ilhas, promovendo a exportação e dando a conhecer o que de melhor que se produz em Portugal.
Todos os dias chegam produtos frescos aos supermercados vindos de diferentes zonas do país e, também por isso, a empresa está constantemente a repensar toda a cadeia de montagem e os seus processos, em como podem ser mais eficientes, como transportar mais com menos e fazer o que estiver ao alcance para apoiar o setor. A empresa prevê terminar o ano com 60 lojas em Portugal e estar presente em 12 distritos.