O objetivo é criar 11.700 pontos de carregamento até 2030.
Em julho do ano passado, a Iberdrola e a bp anunciaram hoje um plano para estabelecer uma aliança estratégica com o objetivo de apoiar a aceleração da transição energética em Espanha, Portugal e Reino Unido. As empresas pretendiam colaborar para expandir significativamente a infraestrutura pública para o carregamento de veículos elétricos, para apoiar a adoção de veículo elétricos, e desenvolver centros de produção de hidrogénio verde em grande escala.
O objetivo era formar uma joint venture com um plano de investimento de até mil milhões de euros para implementar uma rede de até 11.000 pontos de carregamento público rápido e ultrarrápido em Espanha e Portugal, expandindo significativamente o acesso ao carregamento, quer para automóveis de passageiros, quer para frotas de veículos pesados e carrinhas, acelerando assim a mobilidade elétrica.
O plano previa uma operação inicial de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e até um total de 11.000 pontos até 2030. Para alcançá-lo, a bp e Iberdrola propunham incluir nesta joint venture os seus atuais e futuros centros de carregamento rápido.
A Iberdrola lidera a infraestrutura pública de carregamento elétrico em Espanha e Portugal com mais de 2.500 pontos de carregamento em funcionamento e outros em desenvolvimento, utilizando energias renováveis para descarbonizar o setor dos transportes.
Já a bp tem a ambição de expandir rapidamente a sua rede de pontos de carregamento de veículos elétricos a nível global e continuar a investir em carregamentos rápidos e ultrarrápidos. Na altura, a bp também previa utilizar parte da sua extensa rede de 1.300 postos de abastecimento em Espanha e Portugal, como localizações para os centros de carregamento para a joint venture. Desta forma, os condutores de veículos elétricos poderão carregar os seus automóveis em localizações seguras, com acesso a serviços adicionais, como lojas de conveniência.
Um ano depois desse anúncio, a bp inaugurou o seu primeiro ponto de carregamento ultrarrápido de marca própria em Portugal, a bp pulse. E é precisamente com a bp pulse que temos agora um reconfirmar da joint venture que foi anunciada em 2022 com a Iberdrola.
Num novo comunicado, ficamos a saber que o investimento já mencionado de mil milhões de euros servirá para criar a mais extensa rede de carregamento público rápido e ultrarrápido da Península Ibérica. A joint ventura começa a sua operação com mais de 300 pontos de carregamento públicos em funcionamento (carregamento rápido (>50kW) e ultra-rápido (>150kW)), planeando ter, tal como já se sabia, quase 5.000 em Portugal e Espanha até 2025.
Depois, e até 2030, o plano é conseguir 11.700 pontos de carregamento entre Espanha e Portugal, alimentados por energia 100% renovável, através da utilização de certificados de garantia de origem.
O objetivo é promover o acesso de todos os cidadãos a uma infraestrutura de carregamento fiável e de alta velocidade, de modo a eliminar um dos principais obstáculos à adoção de veículos elétricos.