A este ritmo, a Red Bull vai acabar o Campeonato do Mundo de 2023 com 114 vitórias. Para além da vitória 100 para a equipa, Max Verstappen igualou também o número de vitórias de Ayrton Senna (41) ao vencer o Grande Prémio do Canadá liderando da primeira à última volta. No entanto, equipas como a Mercedes e a Aston Martin aparentam estar mais próximas do único Red Bull que parece ter velocidade para estar na frente.
Antes da corrida de domingo, Fernando Alonso já tinha dito que o Red Bull de Max Verstappen não ia ter uma vantagem de 20 segundos no fim do Grande Prémio. A Aston Martin, pelo menos um dos carros, estava pronta para dar um pouco mais de trabalho ao piloto holandês. Do outro lado, tinha a motivação de Barcelona, mas também a pressão de mostrar que o carro estava, de facto, melhor, e que o que se passou em Espanha era para continuar. No fim do Grande Prémio do Canadá, Max Verstappen continuou a ganhar, mas o Aston de Alonso estava mais perto do que normal, e a Mercedes mostrou que os upgrades feitos ao carro foram, finalmente, o começar a andar na direção certa.
Grande Prémio do Canadá
Fórmula 1
Começar por dar um pequeno destaque à Mercedes e à Aston Martin (pelo menos Fernando Alonso) por estarem a conseguir aproximar-se da Red Bull. Mesmo que o ritmo de aproximação não seja suficiente, é bom ver que os upgrades feitos aos carros começam a dar frutos e que, muito provavelmente, nos vão dar corridas bastante interessantes daqui até ao fim do campeonato.
Mas o rei, o Senhor piloto, o mestre de ontem, foi Alexander Albon, até porque a Williams não começou bem. Ainda não estávamos na volta 10 do Grande Prémio quando o carro de Logan Sargeant teve problemas mecânicos e a equipa pediu ao piloto norte-americano para parar o carro imediatamente. Com apenas um carro, o de Alex Albon, a estratégia tinha que ser bem pensada para conseguir, pelo menos, ficar nos pontos. Alex, que começou em P9, sabia o que estava a fazer e, assim que viu o Red Bull de Sergio Pérez a aproximar-se, pouco tentou defender, pois sabia que a luta dele não estava ali. No entanto, quando foi a vez de carros como de Valtteri Bottas ou o de Esteban Ocon, a conversa já foi outra: com uma gestão de pneus impressionante e uma defesa eficaz, o piloto tailandês conseguiu controlar os carros que o seguiam, de DRS aberto nas retas, na tentativa de conquistar mais pontos.
Se Albon consegue, com este Williams, conquistar uma fantástica P7, imaginem o que é que conseguirá fazer se o carro da Williams, se a equipa até, receber investimento que ajude a melhorar, por exemplo, aquele floor que mais parece uma prancha. Albon + investimento + conhecimento estratégico de James Vowles podem muito bem trazer a Williams até ao midfield.
Fórmula 1.5
Podia falar de tanta equipa ou piloto (Olá McLaren, Sergio Pérez ou Lance Stroll estou a olhar para vocês). Mas vou-me focar na Ferrari. Como é que é possível uma das equipas de topo, com um dos melhores carros na grid, não conseguir melhor que um P4 e P5. Como? E bem sei que, se existirem mais carros no topo, os lugares do pódio não chegam para todos, mas o problema nem é esse. O problema é que a Ferrari nem sequer esteve na luta pelas posições do pódio, parecia que estavam contentes ali, a lutar por uma P4 e P5, mas sem lutar, na verdade, porque mesmo dentro da equipa as ordens eram claras: Carlos Sainz Jr. não podia atacar Charles Leclerc… mesmo que o espanhol estivesse mais rápido.
Carlos Sainz conseguiu passar Russell no Campeonato do Mundo de pilotos, mas apenas porque o britânico não concluiu a corrida após ter que retirar o carro como consequência de um embate contra um dos muros do circuito. O problema é que mesmo estas pequenas “vitórias” só acontecem porque os adversários ajudam…
A sorte da Ferrari é que Sergio Pérez aparenta estar a trabalhar como agente de Daniel Ricciardo. O atual nº 2 da Red Bull está esforçar-se ao máximo para conseguir dar ao piloto australiano um lugar na Red Bull… quem sabe antes de acabar a temporada.
Olhando de fora para a Scuderia, parece que estão a proteger um piloto extremamente sobrevalorizado e a deixar para trás alguém com garra suficiente para lutar pelos lugares da frente. A Ferrari precisa de mudar – o problema não era, apenas, Mattia Binotto.
Oh ferrari, che sciocco.
Andar de Kart ao domingo
A semana passada deixei passar, mas esta semana não consigo. Como é que Nico Hulkenberg tem velocidade suficiente para conseguir uma P2 em qualificação (começou em P5 depois de penalização), mas depois em corrida o Haas parece um bom carro para lavrar? Guenther Steiner tem que perceber que a qualificação, ou até a fama de Drive to Survive, não dão pontos e que a equipa norte-americana precisa urgentemente de trabalhar num carro mais equilibrado que consiga lutar por lugares de topo na Q2 e que, depois, consiga usar essas posições para fazer uma boa corrida e acabar nos pontos, pelo menos de vez em quando.
Hulkenberg começou em P5, acabou em P15. Kevin Magnussen começou em P13, acabou em P16. Isto não é sustentável. Gene Haas começa a ver a sua equipa numa boa posição para ser ultrapassada pela Williams no campeonato de construtores e, de certeza, que não está feliz com a situação.
Bem sei que o investimento, e tamanho da equipa, é menor quando comparado com outras equipas no midfield, mas os resultados inconsistentes fazem com que a desilusão seja maior, ao mesmo tempo que mostram que algo não está bem dentro da equipa.
Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 10 por pilotos
Posição | Piloto | Equipa | Pontos |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing RBPT | 195 |
2 | Sergio Pérez | Red Bull Racing RBPT | 126 |
3 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 117 |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes | 102 |
5 | Carlos Sainz | Ferrari | 68 |
6 | George Russell | Mercedes | 65 |
7 | Charles Leclerc | Ferrari | 54 |
8 | Lance Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 37 |
9 | Esteban Ocon | Alpine Renault | 29 |
10 | Pierre Gasly | Alpine Renault | 15 |
Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 5 por equipas
Posição | Equipa | Pontos |
1 | Red Bull Racing RBPT | 321 |
2 | Mercedes | 167 |
3 | Aston Martin Aramco Mercedes | 154 |
4 | Ferrari | 122 |
5 | Alpine Renault | 44 |