Sushiday: diretamente da Ria de Aveiro para uma mesa no Entroncamento

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O primeiro restaurante 100% digital da região do Médio Tejo é de experimentar e chorar por mais, e não é só pela comida.

Recentemente, os fãs de sushi da zona do Médio Tejo, onde o sushi de qualidade é praticamente inexistente, puderam rejubilar com a inauguração de um espaço dedicado à arte de comer peixe. Já tínhamos falado aqui do Sushiday, que abriu na Zona Industrial do Entroncamento, e agora finalmente fomos experimentar.

Almoçámos com Fernando Bernardino, CEO da Zone Soft, e Hugo Lagos, coordenador do restaurante, e ambos nos confessaram serem fãs de sushi de qualidade. A Zone Soft é uma empresa que desenvolve softwares para restauração, e por essa razão juntaram o útil ao agradável e abriram o Sushiday, um espaço que, além da qualidade da comida que compõe o menu, marca pela diferença pelo seu caráter único.

Como já tínhamos explicado, o Sushiday é completamente digital e cashless, ou seja, não há movimentação de dinheiro físico no restaurante. O pedido é feito pelo telemóvel e o pagamento com recurso a cartão multibanco ou através de Paypal ou MBWay. E agora pudemos experienciar essa magia tecnológica em primeira mão. Colocámos a seguinte questão a Fernando e Hugo: e caso não haja um smartphone à disposição? Ou se ficarmos sem bateria? Rapidamente nos mostraram a solução, que passa pelo empréstimo de um tablet da casa, para que nada distorça o conceito 100% digital do espaço. É acessível a todas as idades, com clientes dos 8 aos 80 anos, e até nos contaram a história de uma avó que foi mostrar o restaurante aos netos e foi a senhora quem fez o pedido, o pagamento e tudo o que mais fosse necessário.

O início da experiência

Após nos sentarmos, o pedido foi feito através do telemóvel de Hugo, com recurso a um QR code exposto em cima da mesa – cada mesa tem um QR code próprio, acessível por qualquer pessoa e através do qual é feito o pedido, consultada e paga a conta. Não somos connoisseurs de sushi, pelo que confiámos no bom gosto dos nossos anfitriões. Através do nosso telemóvel escolhemos apenas as bebidas, que rapidamente foram entregues na mesa por uma das funcionárias. Foi-nos explicado que a bipp, a app própria do restaurante, está em atualização para uma nova versão, e através do scan do QR code somos redirecionados não para a app, mas sim para uma página de browser. Pudemos comparar ambas as versões e garantimos que a nova versão a que tivemos acesso é mais prática, mais intuitiva e mais colorida, com imagens dos pratos. Algo que é importante notar é a possibilidade de podermos acrescentar notas numa caixa de texto, como possíveis alergias ou alimentos que não gostamos, e que serão lidas na cozinha. Os olhos também comem, e no Sushiday comem ainda antes da comida chegar à mesa.

O pedido é dividido automaticamente e confecionado em várias zonas da cozinha conforme as categorias em que a comida se insira. Se se tratar de frios, vão para uma zona específica, se forem quentes, para outra zona… Tudo isto de forma digital e automatizada, não havendo o risco de uma peça em particular ser tratada na zona errada.

Da tecnologia à mesa

Assim começava uma excelente refeição com muita simpatia, cor e conversa. O prato inicial foi um “miminho do chef”, oferecido aos clientes que visitam o espaço pela primeira vez, e que é uma oportunidade única pois não se encontra na carta, como Hugo nos explicou. No nosso caso, o chef surpreendeu-nos com Tempura de Camarão de Madagáscar com Molho de Camarão e Whisky. A mistura pode parecer, à primeira vista, um pouco estranha, mas garantimos que o toque do molho é delicioso. Este miminho faz parte das entradas, onde também se incluiu Carpaccio de Salmão Trufado, Gyosas de Legumes – tostadas de um só lado, seguindo a receita original -, entre outras iguarias todas elas agradáveis.

Como prato principal, foi-nos sugerido o Combinado Especial do Chefe, um conjunto de 40 unidades e 3 entradas, indicado para três pessoas. Nele podemos encontrar peças variadas como sashimi de salmão, de atum, e de peixe branco, niguiri de salmão trufado, de atum, e de polvo, gunkan de camarão, de salmão ou de atum, uramaki de caranguejo ou tempura de gambas. Um pouco para todos os gostos, e nós gostámos bastante.

Na sobremesa resolvemos pecar um pouco. Da lista de sobremesas “Pecados Sushiday“, os nossos anfitriões sugeriram a Mousse de Cacau de São Tomé e Príncipe e o Ópera Finger. A Mousse é divinal, com um intenso sabor a cacau e um grão de cacau por cima, e acompanhada por crumble de pistacho. O Ópera Finger tem um ligeiro toque de café, e para quem é fã da bebida, é a sobremesa a escolher.

O fim da experiência

Algo que temos mesmo que apontar é a qualidade e a preocupação do staff do Sushiday para com a comida que proporciona aos clientes. Uma das joias da coroa é, sem dúvida, as ovas de salmão selvagem da Antártica, como mencionado por Hugo várias vezes ao longo do almoço. Mas um dos maiores orgulhos da equipa é a peça à qual o restaurante dá nome: o Uramaki sushiday, feito com algas vindas diretamente da Ria de Aveiro, um toque nacional numa cozinha tipicamente japonesa, e um pormenor que também contribui imenso para o caráter diferenciador deste restaurante do Entroncamento. Não queremos destruir a surpresa, e convidamos-vos a visitarem e perceberem os sabores por vós mesmos.

A simpatia e gosto por receber é um dos pratos fortes do menu do Sushiday. Algo que o comprova é o pequeno leque de surpresas que o restaurante tem preparadas para novos clientes, tal como o “miminho do chef” de que falámos há pouco, mas não só. Entre elas incluem-se um desconto de 25% no preço da primeira refeição de cada pessoa. Se for um grupo de quatro pessoas, isto equivale à possibilidade de quatro refeições com desconto, exemplo dado por Hugo.

Para quem não for fã de sushi – confessamos que é o nosso caso, porém arriscámos e não nos arrependemos – o Sushiday também tem pratos de carne através dos quais poderão provar sabores de várias partes do mundo, nomeadamente Moçambique, Índia ou Brasil.

O Sushiday funciona de terça-feira a domingo, das 12h às 15h e das 19h às 22h. Também está disponível em take away ou delivery, num raio de 8 quilómetros. Podem encomendar por Whatsapp, através do número 961256770.

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