Poucas áreas do lazer movimentam tanto a economia como os desportos, seja em apostas ou nos próprios campeonatos. Entretanto, onde os desportos fazem mais sucesso é fora das quatro linhas, mais especificamente no comércio.
Seja com roupa, calçado, acessórios, uniformes, jogos e outros, os principais desportos estão por todo o lado. Inclusive, boa parte do dinheiro arrecadado por clubes e outras empresas desportivas vem justamente dos produtos adquiridos pelos fãs.
Contudo, nem todos os produtos ligados ao mundo dos desportos têm necessariamente de ser produtos oficiais de alguma equipa. Existem vários aparelhos tecnológicos usados para quem procura acompanhar jogos ou ter mais precisão nos seus treinos. Em baixo, terão os três principais dispositivos para quem é fã de desportos.
Smartwatches
Apesar de as versões mais atualizadas funcionarem tal e qual como um smartphone, ainda que com um ecrã muito mais reduzido, muitos smartwatches são projetados para quem deseja ter mais controlo sobre os seus próprios treinos e evoluções.
Aliás, alguns modelos contam até com configurações próprias para determinados tipos de desportos. O que encontrarão com mais facilidade na maioria dos modelos, por exemplo, são os monitores de batimentos cardíacos, cronómetros, monitores de calorias perdidas, entre outros recursos.
O que torna os smartwatches tão especiais, além de tudo o que oferecem, é justamente a sua portabilidade. Como são pequenos e ficam presos ao pulso, não enchem ou pesam nos bolsos – o que ajuda bastante na hora de mandar aquele treino. Ademais, a maioria dos relógios é à prova d’água.
Aplicações de dieta e treino
Estão com pouco dinheiro ou sem tempo para frequentar um ginásio? Precisam de alterar a vossa dieta, mas não têm tempo para visitar um nutricionista? Com as aplicações de treino e dietas disponíveis, poderão perfeitamente ficar em forma sem que tenham de gastar um cêntimo. Aliás, nem vão precisar de sair de casa, embora se recomenda que saiam para a rua para praticar exercício.
Estas aplicações são indispensáveis para quem procura uma vida mais saudável. São tão completas que oferecem treinos personalizados para o tipo de corpo que pretendem alcançar, bem como dietas específicas para quem quer ganhar ou perder peso.
No entanto, há uma única coisa que estas aplicações não permitem que façam: inventar desculpas para não entrar em forma! Práticas, rápidas, fáceis de usar… o resto só depende de vocês próprios.
Smartphone
Em último lugar, mas não menos importante – não mesmo! –, temos o smartphone. Como tudo o que fazemos atualmente é na presença de um smartphone, era impossível não constar desta lista. Inclusive, é necessário ter um smartphone para usufruir dos benefícios de um smartwatch e das aplicações de dieta e treino.
Mas não é somente por isso que o smartphone está nesta lista. Com o smartphone, vocês podem fazer inúmeras coisas para otimizar os vossos treinos, desde contar com a ajuda de uma música para animar um treino e dar mais força, ou até mesmo gravar um vídeo para analisar o vosso desempenho – inclusive, em modelos mais atuais, podem contar com recursos de slow motion, ou seja, podem até analisar os vossos movimentos frame por frame!