Podem ir ao espaço para perceber como se dá uma nova vida à borra do café para a produção sustentável e consciente de cogumelos.
Em plena cidade de Lisboa cresce um negócio inspirado num ciclo perfeito da natureza sem produzir qualquer desperdício. Trata-se da Nãm Urban Farm, um dos projetos que integram a estratégia de sustentabilidade e boas práticas ambientais da Delta Cafés.
Neste espaço, aberto a qualquer visitante, é dada uma nova vida à borra do café para a produção sustentável e consciente de cogumelos que, posteriormente são vendidos à restauração, completando um círculo perfeito. E tudo isto faz sentido, ou não fosse a premissa da Nãm Urban Farm utilizar um recurso em fim de vida para dar origem a um alimento novo.
A startup, que hoje anunciou que, a partir de julho, vai produzir quatro toneladas de cogumelos mensalmente (correspondente a 12 toneladas de borra de café), dando resposta ao aumento exponencial da procura de cogumelos Nãm, inaugurou também aquela que é a primeira quinta urbana de economia circular em Lisboa. No fundo, trata-se de um novo espaço de lazer, um social club dirigido a todos aqueles que querem desfrutar de um ambiente descontraído, de uma refeição leve e onde podem degustar os cogumelos ou, simplesmente, saborear um café Delta.
Este novo espaço funciona de quarta a sábado, das 14h às 19h, sendo que existem visitas organizadas ao espaço como forma de partilhar a paixão pela economia circular.
Aberta há cerca de seis meses em Marvila, a Nãm já comercializa cogumelos para cerca de 100 restaurantes na cidade de Lisboa. Mas qualquer utilizador também pode adquirir estes cogumelos, seja no local ou através do site oficial.