As normas de acesso serão clarificadas a 5 de maio. Mas uma coisa é certa: mantêm-se várias regras do passado e a existência de semáforos.
No ano passado, tendo em conta a pandemia, a época balnear somente arrancou a 6 de junho. Já em 2021 o cenário promete ser diferente, até porque a situação da pandemia começa a estar – pelos menos há indícios disso – cada vez mais controlada em Portugal.
Segundo avança o Jornal de Notícias, a época balnear arranca este ano mais cedo, neste caso a 15 de maio, nas praias de Cascais, Albufeira e em algumas em Lagoa. Já a 12 de junho, são as praias do norte, como Matosinhos, Gaia e Vila do Conde, bem como as da zona da serra da Arrábida, Sintra ou Mafra, que voltam a contar com nadadores salvadores.
No mesmo mês de junho, embora sem data fixa, a época balnear arranca nas praias da Costa da Caparica e algumas no Litoral Alentejano.
As normas para este ano ainda não estão totalmente definidas, mas ficaremos a saber os detalhes muito em breve, uma vez que a reunião nacional dos concessionários acontece na próxima quarta-feira, dia 5 de maio.
Em todo o caso, é natural que se apliquem regras do ano passado, como distanciamento físico no areal e nos estabelecimentos e, claro, a utilização de máscaras sempre que quiserem ir a bares ou esplanadas. Além disso, não faltarão os semáforos que, consoante as cores, ajudarão os banhistas a decidir se ficam naquela praia ou se se aventuram noutra.