Pode-se dizer que têm sido dias negros para as redes sociais.
Há uns dias, muitos meios noticiaram que dados de 533 milhões de utilizadores do Facebook tinham sido expostos na Internet, quando esses mesmos dados já circulavam, pelo menos, desde janeiro de 2020. Esta semana, foi a vez do Linkedin ser alvo de um leak, com hackers a terem disponibilizado dados pessoais de 500 milhões de utilizadores da plataforma em fóruns dedicados. Hoje, para piorar ainda mais, há novidades relacionadas com a Clubhouse, rede social do momento, e não são boas.
De acordo com o Cybernews, foi disponibilizado num fórum hacker uma base de dados que contém várias informações de 1.3 milhões de utilizadores da Clubhouse. Entre os dados, dá para saber o user ID, o nome, o url da foto de perfil, o username, o número de seguidores, o número de pessoas que segue, data da criação da conta, qual foi a pessoa que enviou o convite para a rede social, os nomes utilizados noutras redes sociais, entre outros detalhes.
Contudo, e depois de ter analisado a base de dados, o Cybernews não encontrou os chamados dados sensíveis, como dados do cartão de crédito ou documentos de identificação. O mesmo site entrou em contacto com a Clubhouse para saber se esta fuga de dados é genuína, mas não conseguiu obter uma resposta da empresa.
De resto, e por agora, tenham em atenção se receberem algo suspeito no vosso iPhone ou pedidos de contacto por parte de estranhos. Além disso, recomenda-se que alterem a password da vossa conta no Clubhouse.