5 dicas sobre como cuidarem da vossa guitarra

- Publicidade -

Quer seja por motivos profissionais, de recreação ou simplesmente por interesse em aprender a tocar, a forma como utilizamos o nosso instrumento musical e a manutenção que fazemos do mesmo são fatores que determinam a sua longevidade e a qualidade do som que produzem.

Quer se trate de uma guitarra elétrica, guitarra clássica, baixo ou de um ukelele, ou mesmo de um qualquer outro instrumento de cordas, sopro ou percussão, existem várias formas de cuidar de um instrumento musical, independentemente de se ser um profissional com experiência ou apenas um aprendiz.

Como cuidar de uma guitarra?

Assim, ficam sugestões de alguns «mimos» que podem dar ao vosso instrumento musical, nomeadamente da vossa guitarra, para prolongar a sua vida e melhorar o seu desempenho.

Manuseamento

Qualquer pequeno toque ou pancada mais forte da vossa guitarra com uma qualquer superfície pode resultar em danos para o vosso instrumento que podem ir desde um simples arranhão, a uma lasca, uma qualquer fissura ou uma amolgadela.

Um arranhão terá provavelmente apenas uma consequência estética, no entanto, uma fissura ou uma amolgadela mais séria pode comprometer a estrutura da vossa guitarra e, portanto, o seu desempenho.

Outro aspeto igualmente importante no que diz respeito ao manuseamento da vossa guitarra prende-se com o seu transporte. Este deve ser feito dentro de uma capa, mala ou caixa apropriadas.

Seja qual for a opção, esta deverá servir não só para proteger a vossa guitarra durante o transporte, como protegê-la de dois fatores de risco quer para a estrutura como para a sua superfície. São esses fatores a humidade e o calor.

Proteger da humidade

No caso da humidade, esta pode danificar a pintura e contribuir para a degradação de alguns componentes da vossa guitarra, principalmente se se tratar de uma guitarra elétrica.

Como esta possui botões (ou knobs) de volume e tom e entrada para cabo para ligá-la a um amplificador, é muito importante protegê-la de níveis elevados de humidade que possam danificar estes componentes.

Proteger do calor

Deixar a vossa guitarra exposta a longos períodos debaixo de calor intenso pode, por exemplo, resultar no empenar do braço. O braço da vossa guitarra é um dos principais elementos que constitui o corpo da vossa guitarra. Um braço de uma guitarra que esteja empenado irá comprometer significativamente a qualidade do som por ela produzido já que é por ele que correm as cordas.

Conhecimento da anatomia da vossa guitarra

O melhor ponto de partida para levar a cabo uma manutenção adequada de um instrumento musical é conhecer perfeitamente a sua anatomia, ou seja, a sua estrutura e componentes.

Por exemplo, se a vossa guitarra começar a soar de forma diferente, isso poderá indicar algum problema nos trastes ou até mesmo nos pick up’s (ou captadores).

Outras alterações no som que a guitarra emite podem estar também relacionadas com a ponte, que poderá requerer algum tipo de ajuste.

A qualidade da manutenção que damos à nossa guitarra será sempre proporcional ao conhecimento que tivermos dela. Por isso, estejam atentos ao vosso instrumento, aos seus sinais de desgaste e à qualidade do seu som.

As cordas

Sem as cordas, a vossa guitarra não produz qualquer som. Isto faz deste o principal componente de uma guitarra e, por isso, aquele ao qual devemos dar uma atenção especial.

As cordas, como todos os restantes componentes, sofrem o desgaste normal associado ao tempo e à frequência de utilização. Fatores como os que já analisámos anteriormente, como o calor e a humidade, podem também contribuir para a oxidação das cordas, acelerando a sua degradação.

Devemos sempre lavar e secar as mãos antes de tocar para evitar que a sujidade ou a gordura que possamos ter nas mãos passe para as cordas.

Devemos vigiar também, com frequência, a tensão das cordas. Se esta não for a adequada, irá prejudicar a qualidade do som emitido.

Na dúvida, levem a vossa guitarra a um profissional ou a uma loja de instrumentos musicais para verificar o estado das cordas.

Limpeza

O ideal é que, após cada utilização, efetuem uma limpeza básica da vossa guitarra. Esta deverá ser feita utilizando um pano fino (preferencialmente de algodão) e seco.

Para chegar a zonas de maior pormenor, como os captadores, podem utilizar, por exemplo, cotonetes.

Tomem especial atenção aos produtos que utilizam para a limpeza da guitarra. Principalmente no que diz respeito à limpeza das cordas.

Estes produtos devem ser o menos abrasivos possível para evitar a corrosão dos seus componentes ou da sua pintura.

Ajuda profissional

Sempre que tiverem dúvidas sobre a manutenção da vossa guitarra, deverão procurar um luthier.

Devem, ainda, procurar um profissional para fazer um check up periódico à vossa guitarra para verificar o estado da sua estrutura e componentes.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados