2021 trouxe uma nova burla do OLX

- Publicidade -

Desta vez, os burlões querem que instalemos uma aplicação no nosso smartphone.

o OLX

Foi em novembro do ano passado que falámos pela última vez de uma burla relacionada com o conhecido site de classificados OLX. Agora, neste 2021, é altura de abordarmos a mais recente burla.

Este novo esquema, novamente divulgado pelo youtuber Hugo Medeiros, que tantas vezes tem vindo a alertar para novas burlas que vão surgindo, funciona de uma forma algo diferente.

Essencialmente, tudo começa através de uma mensagem que recebemos por parte de um suposto comprador que diz que enviou um pré-pagamento, remetendo, depois, para o link olx.pt.entregas.so. E logo aqui dois pontos a apontar: a linguagem utilizada, em PT-BR, e o redirecionamento para um endereço entregas.so. O facto de nem sequer terminar em .pt deixa logo qualquer um receoso.

Contudo, se quiserem clicar no link por mera curiosidade e para perceber como esta burla funciona, serão então levados para um site muito parecido ao OLX. Nesse site, que irá apresentar ao vendedor uma página com um dos artigos que está a vender, pode-se reparar em algo que diz “Pagamento do pedido foi recebido”.

Tomando como exemplo o caso exposto por Hugo Medeiros, este é o tipo de texto que poderão ler: “O seu anúncio recebeu um pagamento no valor de 230.0€. Os fundos foram transferidos através do serviço “Entregas OLX”. Se está a ler esta notificação, é provável que não tenha instalado a versão mais recente da aplicação OLX, para prosseguir com instalamento, clique em “Continuar”.

E se clicarem em “Continuar”, a nova página irá pedir-vos que instalem um ficheiro .apk, isto no caso do sistema Android. Os ficheiros .apk são ficheiros de instalação, servindo, lá está, para instalar novas aplicações no sistema.

O ficheiro até pode ter o nome de olx.apk, só que é malicioso, uma vez que não é a verdadeira aplicação OLX para smartphones, mas, sim, uma app mascarada.

E o que é que faz esta app falsa do OLX?

Bom, para começar, esta app vai começar a disparar mensagens automaticamente para vários utilizadores do OLX. O curioso é que nem sequer é o burlão a enviar mensagens, mas sim o vendedor que foi enganado, embora não saiba que está a enviar mensagens para outras pessoas.

Ao abrirem a app, será pedido os dados do cartão de crédito para confirmar o “pagamento” do produto que, supostamente, alguém comprou. Embora a app indique um valor de 0,01€ para confirmar essa venda, isto é, obviamente, falso, uma vez que, ficando com os dados do vosso cartão, o burlão irá roubar-vos dinheiro.

Ou seja, é, essencialmente, um esquema em cadeia, pois se uma pessoa instalar o ficheiro .apk, irá, sem saber, enviar mensagens a outros utilizadores que também poderão ser burlados caso não estejam a par de todos estes esquemas de burlas existentes na Internet.

Resumindo, e como já vos dissemos tantas vezes, comecem, sempre, por analisar a linguagem utilizada. Se tem erros ou o texto está escrito em PT-BR, eliminem no imediato. Nunca instalem qualquer aplicação importante deste género sem ser através de links oficiais ou da Google Play Store.

E, muito importante, nunca insiram os dados dos vossos cartões de crédito para confirmar o que quer que seja. Isto é algo que nunca acontece.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Acabei de receber uma mensagem Whatsapp de um “interessado” num artigo meu, que me enviou o link

    do nº 911842258

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados