2021 foi o melhor ano de sempre da mobilidade elétrica em Portugal

- Publicidade -

A informação é avançada pela rede Mobi.E, que bateu todos os recordes.

Em dezembro do ano passado, a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos anunciou que, no mês anterior de novembro, as vendas de veículos 100% elétricos superaram os veículos com motores a gasóleo. Foram vendidas 3.618 viaturas, sendo que se ultrapassaram as duas mil unidades de viaturas 100% elétricas vendidas, com 2.165 veículos deste tipo. A quantidade de veículos híbridos plug-in (PHEV) novos continua estável, tendo sido vendidos 1.453 veículos em novembro.

Ora, somente este indicativo parece, de alguma forma, corroborar o que hoje foi dito pela Mobi.E, que anunciou que 2021 foi o melhor ano de sempre da mobilidade elétrica em Portugal.

De acordo com a empresa, recordes foram sendo batidos sucessivamente a cada mês na rede nacional de mobilidade elétrica, acompanhando a tendência registada nas vendas de veículos elétricos. Durante o ano, o número de postos de carregamento na rede Mobi.E aumentou 66,5%, enquanto as vendas de veículos elétricos (BEV e PHEV) cresceram 49,1%.

Ao nível da utilização, a Mobi.E também refere 2021 como o melhor ano de sempre, após ter registado um aumento de 48% no número de utilizadores para mais de 58.500, face ao ano anterior. Estes utilizadores foram responsáveis por mais de 1,46 milhões de carregamentos (+56% face a 2020), um consumo de 18,5 GWh de energia (+75%), que permitiram reduzir a emissão de CO2 em cerca de 13,4 Milhões de toneladas de CO2 (+77%).

A infraestrutura de carregamento também cresceu significativamente para 2.360 postos de carregamento que disponibilizam mais de 4.880 tomadas, traduzindo-se num ritmo de instalação médio de 18 postos de carregamento por semana.

No âmbito da infraestrutura de carregamento, destaca-se ainda o cumprimento das orientações traçadas pelo Governo no que respeita quer ao incremento da rede Mobi.E, quer ao reforço da rede em termos de potência com o significativo crescimento do número de postos com potência superior a 22 kWh para 567 (+117%), que permitiu disponibilizar uma potência de 106,1 MW no total da rede, mais de 1,5 vezes superior aos níveis de potência exigidos pelo futuro pacote legislativo da União Europeia.

Por último, e no que toca à cobertura, a rede Mobi.E finalizou o ano de 2021 com postos instalados em 302 municípios, o que representa uma cobertura geográfica superior a 98%.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados