CP garante que os seus 117 novos comboios serão acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida

- Publicidade -

A empresa desmente assim o que foi avançado pelo Jornal de Notícias.

Esta semana, o Jornal de Notícias começou por publicar uma notícia, exclusiva para assinantes, com o título “Novos comboios da CP sem acesso a deficientes” e que rapidamente se espalhou por outros órgãos de comunicação social, bem como em sites de partidos políticos, como é o caso da página do Bloco de Esquerda.

A notícia em questão indica que é exigido que as novas carruagens tenham degraus, alegadamente por causa das alturas diferentes das plataformas, algo que dificultará o acesso a pessoas de mobilidade reduzida. E daí o título da peça jornalística.

Mas a CP – Comboios de Portugal veio agora desmentir esse artigo, informando “que o conteúdo divulgado não corresponde à verdade”.

“A informação de que os 117 novos comboios não possuem acesso para pessoas com mobilidade reduzida é incorreta. Na verdade, todos os novos comboios foram especificados para garantir a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando assim conforto e facilidade de uso a todos os passageiros”, começa por dizer a empresa num esclarecimento publicado no seu site.

Aliás, a “garantia de acesso para pessoas com mobilidade reduzida é um requisito fundamental na homologação dos novos comboios”, até porque a “homologação é conduzida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), seguindo as especificações técnicas de interoperabilidade publicadas pela Agência Ferroviária da União Europeia, bem como a norma europeia EN 1657, que estabelecem diretrizes específicas para assegurar a acessibilidade e inclusão de todos os passageiros”.

Dito isto, a CP refere que “os degraus referidos na notícia resultam das diferentes alturas das diversas plataformas ferroviárias das estações. No entanto, isso não constitui um obstáculo para a implementação de soluções adequadas às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida, garantindo assim a sua acessibilidade e conforto durante o uso dos comboios”.

Mais, a CP indica ainda que, em 2021, “iniciou-se um projeto abrangente que consiste na implementação de plataformas elevatórias, especialmente concebidas para o efeito, em 55 automotoras”. Esta intervenção já foi realizada em “28 das 55 automotoras, internamente pelos próprios trabalhadores da CP”.

“A CP, no decorrer do processo de modernização das carruagens para o serviço Intercidades, tem em desenvolvimento um protótipo, que incorpora elementos de acessibilidade essenciais para pessoas com mobilidade reduzida. Este protótipo inclui plataformas elevatórias que garantem condições de acessibilidade facilitada e casas de banho especialmente adaptadas, garantindo maior conforto e autonomia a todos os passageiros que necessitem de condições de acessibilidade nas suas viagens”, diz ainda a mesma nota.

Recorde-se que os novos 117 comboios deverão ser produzidos pela nova fábrica de comboios a ficar localizada em Ovar. Podem ler todos os detalhes aqui.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados