Microsoft tenta novamente forçar o uso do Microsoft Edge no Windows 11

- Publicidade -

A Microsoft quer mesmo que os utilizadores do Windows 11 usem o seu browser proprietário.

A Microsoft já demonstrou por várias vezes uma questionável criatividade para forçar o seu navegador Microsoft Edge aos utilizadores do seu mais recente sistema operativo. Agora, de acordo com o portal Windows Latest, a empresa agora está prestes a lançar um novo cartão em 3D no Windows 11 para tentar convencer os utilizadores a mudar o seu navegador padrão.

Segundo o que é reportado, esta estratégia já está em testes há algum tempo, mas foi mostrado a mais utilizadores nos últimos dias. O cartão em questão aparece quando os utilizadores abrem o Microsoft Edge sem que seja o atual navegador padrão. Recordamos que, dependendo da configuração do sistema operativo, o Edge pode iniciar no PC sem que seja aberto diretamente, seja para visualizar um PDF ou para utilizar o Copilot, e esses são só alguns exemplos.

O cartão explica que o Edge é o navegador recomendado pela Microsoft no Windows e que “o ajuda a manter-se protegido durante a navegação, bloqueando ataques de phishing e de malware”. Se o utilizador clicar no botão de confirmação, será enviado de volta às configurações do Windows 11 para escolher o seu novo navegador padrão. Este menu também permite personalizar a abertura de um navegador com base no formato do ficheiro ou tipo de link.

Este é o mais recente esforço da Microsoft para forçar a adoção do Edge entre os seus utilizadores. Após certas atualizações do Windows, o editor também tenta impor o seu navegador como solução padrão no computador. Diferentes formatos de cartões já foram exibidos nos nossos ecrãs ao longo dos últimos anos.

Edge

Microsoft Edge volta a ser “oferecido” aos utilizadores do Windows

Pior ainda, há alguns meses a Microsoft solicitou aos utilizadores que respondessem a um questionário quando utilizavam o Edge para descarregarem o Google Chrome. Para além disso, a Microsoft não está apenas a ser intrusiva com o seu navegador. Já no Google Chrome também é possível surgir um pop-up para incentivar os utilizadores a adotarem o mecanismo de pesquisa Bing como padrão. A interface do Windows 11 também promove regularmente o Bing e os seus recursos, principalmente relacionados à IA ou segurança.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados